PDA

View Full Version : Suporte

Magovit
01-22-2018, 03:02
Olá Heraldo, muito bom ter você por aqui. Debates saudáveis sempre são uma das melhores formas de se aprender sobre qualquer assunto, calibração e preparação de motores é algo muito complexo e com certeza sempre rende bons tópicos.

Indo direto ao ponto:

Tenho um amigo que possui um Opala com Injepro EFI Light v2, o motor é original 6 cilindros, usa coletor com 6 bicos de Astra, TBI de Omega, roda fônica e 3 bobinas de Fiat. Já faz alguns anos que está assim mas nas oficinas que ele levou nunca conseguiram um acerto bom pro motor.

O que ele me passou:
- Lenta instável, motor vibra bastante, com pipocos no escape
- Carro responde muito mal quando frio
- Em algumas situações dá alguns estouros na TBI
- Aceleração rápida não está 100%, parece ter um "buraco"

Sabemos da dificuldade em função do cabeçote original do Opala com dutos siameses mas gostaríamos de saber se é possível chegar num bom resultado sem ter que trocar o cabeçote pelo de Omega. Ele não queria ter mais esse gasto, pois depois de algumas frustrações chegou até pensar em voltar para o carburador.

Tomicki, tudo bem?
Para ajudar o Heraldo na analise.
Consegue umas 4 fotos do cofre do motor, focado no coletor de admissao, + angulo de inclinaçao dos bicos.
Também qual modelo de bico utiliza.
Opala 6 é muito sensível a alguns fatores chave referente a admissão + bico + modo de operação.
Enviar junto o mapa + um log do carro andando na rua andando suavemente em diversos regimes de carga cuidando para nao variar muito o acelerador bruscamente seria ótimo.

Magovit
01-25-2018, 13:18
Olá,

Segue em anexo arquivo ZIP com fotos, mapa e log.
Ao analisar o log foi observado alguns picos de rotação que não condizem com a realidade (inclusive um de 11000 RPM).

Espero que dê certo o download do arquivo, pois é a primeira vez que envio anexo.

442

Obrigado

Se não me engano o bico do astra flex pulveriza em V.... se for assim mesmo.. imagina que metade do combustível está indo para o outro cilindro do cabeçote siames.....

Teoricamente, o bico que está direcionado para o cilindro 1, vai jogar combustível no cilindro 2, e o bico do cilindro 2 vai jogar combustível no cilindro 1.
Se estiver configurado para pulsar simultâneo pode ser que não gere tanto problema, mas no modo semi-sequêncial ja deve agravar bastante.

Me corrijam se eu estiver errado.