Bem-vindo ao Tuners.com.br Tudo sobre Injeção eletrônica programável..
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32
    Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00

Montagem de chicotes, escolha de conectores, etc

Olá,

A ideia é criar um tópico para discutirmos a melhor maneira de se fazer um chicote com qualidade, detalhes de montagem, escolha de conectores, etc. Não sei se estou criando o tópico no sub-forum correto, se não for favor mover.

Eu venho a algum tempo pensando quais são as melhores formas de se montar um chicote, desde escolher a bitola dos fios, como crimpar terminais, por onde passar -e onde não passar-, com o que revestir... Creio que alguns também tenham essa preocupação, e não é algo específico, pois envolve todas as injeções do mercado, e porque não, até outras partes elétricas do veículo.

1 - Onde encontrar fios automotivos de boa qualidade? Sugestão de fabricantes? Os que vi até hoje não correspondem a bitola informada, fio 1,5mm² equivalendo a 1,0mm², 2,5mm² à 1,5mm²... Os residenciais seguem um padrão, mas tem isolamento grosso...

2 - Com o que revestir? Espaguete liso, corrugado, termoretrátil, fita de tecido? Onde usar cada uma dessas?

3 - Como crimpar os terminais com qualidade? Não existe nenhum alicate pra essa função no mercado nacional, o que vi falar bem é o Engineer PA21 para terminais 2,8mm. Ainda existem os terminais 4,8mm (pouco usado) e 6,3mm.

4 - Conectores. Poderíamos fazer uma lista com referências dos mais usados para facilitar a compra. No mercado nacional é difícil encontrar conectores em kit, normalmente já vem crimpados com um toco de fio.

5 - Dimensionamento da bitola. Eu tenho usado uma regra básica de 5A/mm² de fio. Mas normalmente faço isso para outras aplicações, como som automotivo. Vale também para injeção?

Já vi algumas pessoas falando em fazer cabeamentos Milspec, muito bom muito bonito mas infelizmente não é pra minha realidade, o custo é altíssimo até mesmo lá fora.

É isso ai, vamos discutindo e trocando ideias

2. Likes Magovit liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Ah, outra coisa, acabei esquecendo

- Reles... tem alguns à venda no mercado que é montar e pedir pra ficar na mão. Dos universais 4 pinos o que mais me agradou foi o da Siemens/VDO, bem construido internamente, contato grande, vinha com um resistor na bobina e custava barato, porém foi substituído por um modelo inferior. O atual da DNI é o mesmo VDO antigo porém sem o resistor.
    Das opções importadas já vi falar bem dos Bosch, Tyco, Omron, Potter & Brumfield, Flosser... Mas dificil encontrar por aqui né...

Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

ddo     R$ 0.00
    Uma coisa que tenho muita dificuldade, é encontrar fio que aguente calor e com variedade de cores... Se alguém tiver alguma dica, ajudaria muito.
    Para acabamento, vinha usando espaguete corrugado... essa semana comprei bastante daquela malha náutica, para fazer um teste em um chicote interno que vou fazer.

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Evolution-VII     R$ 0.00
    Eu particularmente procurei MUITO e não achei nenhum fornecedor p/ fios automotivos de alta temperatura, os fabricantes vendem apenas p/ a industria de cablagem que fornece para as montadoras, é bem dificil ter acesso.

Em alguns carros eu utilizei cabos milspec (military spec), que são superiores aos cabos/fios automotivos em todos os sentidos:
    Peso;
    Qualidade e espessura da capa;
    Flexibilidade;
    Resistencia a calor;
    Resistencia a fogo;
    Resistencia eletrica;
    Toxicidade em chama.

Eu trago de fora esses fios.

O revestimento eu sempre uso malha nautica nos projetos mais simples, nos mais elaborados termo retratil Raychem DR-25 (termo top, mas p/ retrair ele é preferivel usar uma pistola de ar quente eletronica com ajuste preciso de temperatura e velocidade do ar).

Os conectores tem que tomar cuidado com a qualidade/fabricante do conector, tem MUITA coisa vagabunda por ai que vem da china, tem terminal que entorta só de olhar. Os selos idem, tem selo bem ruim que malemal sela quando novo, imagina com o passar do tempo?

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por ddo Ver Post
    Uma coisa que tenho muita dificuldade, é encontrar fio que aguente calor e com variedade de cores... Se alguém tiver alguma dica, ajudaria muito.
    Para acabamento, vinha usando espaguete corrugado... essa semana comprei bastante daquela malha náutica, para fazer um teste em um chicote interno que vou fazer.
    O meu carro usa padrão espaguete liso de fábrica, quero tentar manter o mesmo padrão, mas não dá pra negar que é bem mais trabalhoso que o espaguete corrugado por exemplo.

Os carros "mais novos" estão vindo com chicotes enrolados com fita de tecido, ainda não descobri se tem alguma vantagem técnica, eu particularmente acho meio "feio". Estive analisando um GTi Mk7 e vi pelo menos três tipos diferentes de fitas no chicote do cofre.

Como disse, se estão usando é porque deve haver alguma vantagem.

Eu tenho algumas fitas de tecido, assim que sobrar um tempo posto fotos aqui. A Tesa tem uma tabela de aplicação bem bacana também.

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Evolution-VII Ver Post
    Eu particularmente procurei MUITO e não achei nenhum fornecedor p/ fios automotivos de alta temperatura, os fabricantes vendem apenas p/ a industria de cablagem que fornece para as montadoras, é bem dificil ter acesso.

Em alguns carros eu utilizei cabos milspec (military spec), que são superiores aos cabos/fios automotivos em todos os sentidos:
    Peso;
    Qualidade e espessura da capa;
    Flexibilidade;
    Resistencia a calor;
    Resistencia a fogo;
    Resistencia eletrica;
    Toxicidade em chama.

Eu trago de fora esses fios.

O revestimento eu sempre uso malha nautica nos projetos mais simples, nos mais elaborados termo retratil Raychem DR-25 (termo top, mas p/ retrair ele é preferivel usar uma pistola de ar quente eletronica com ajuste preciso de temperatura e velocidade do ar).

Os conectores tem que tomar cuidado com a qualidade/fabricante do conector, tem MUITA coisa vagabunda por ai que vem da china, tem terminal que entorta só de olhar. Os selos idem, tem selo bem ruim que malemal sela quando novo, imagina com o passar do tempo?
    Evo, se você puder passar as fotos e informações que foram postadas no tópico da Oktane acho que o pessoal vai gostar hehe

Como disse, pro meu poder aquisitivo infelizmente não tem como, não dá pra negar que o custo do Milspec é bastante alto pra nós aqui no Brasil. Mas serve como colírio, rs

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Algumas ferramentas que fiz pra desmontar conectores, coisa simples, feita de haste de palheta (Inox).

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13988188_1118748401535313_4219407787717000887_o.jpg
Visualizações:	877
Tamanho: 	95,3 KB
ID:      	215

O fio de cima é de um conector da TC Chicotes, e o de baixo da Rainha das Sete. O selo amarelo não foi crimpado junto com o terminal, somente puxado por cima. Sem contar que esse tipo de terminal da TC não me agrada. Pra mim ponto positivo pra Rainha das Sete (Embora seja preferível evitar utilizar conectores com fio já crimpado)

Nome:	         14054332_1118744758202344_626938328002295531_o.jpg
Visualizações:	885
Tamanho: 	95,3 KB
ID:      	214

Com a mesma numeração é possível obter dois ou mais padrões diferentes de conectores, pra quem quer manter um único padrão isso pode ser um pouco frustrante. Abaixo dois conectores modelo "Bosch" (Conheço por esse nome) da Rainha das Sete (Código 6879 se não me engano), um AMP/Autolatina e um ?/Ford.

Nome:	         14068448_1118744728202347_924445949325829298_o.jpg
Visualizações:	881
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	216

Nome:	         14086241_1118744731535680_582775171087542292_o.jpg
Visualizações:	891
Tamanho: 	86,6 KB
ID:      	217
    Última edição por Tomicki; 08-21-2016 às 01:00. Razão: erro de escrita

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomick, eu fiz um research só de conectores "ev-1" e cheguei a conclusão é que praticamente infinito o número de modelos desse tipo de conector.
    Parabéns pelo post, ótima ferramenta. É impossível desmontar um conector que usa terminais junior power timer sem uma ferramenta precisa, até mesmo algumas marcas americanas como a Lisle vendem "depiners" que não funcionam corretamente e acabam por estragar esse conector (quebra a trava que segura o terminal). Eu não sou muito fan desses conectores/terminais justamente por serem "enjoados" nesse sentido e também por conta da qualidade dos terminais que os fornecedores utilizam (claramente é coisa chinesa de má qualidade em sua grande maioria), muitas vezes já encontrei esses terminais totalmente esmagados dentro dos conectores (quando paralelo).

11. Likes Tomicki liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Citação Postado originalmente por Tomicki Ver Post
    Evo, se você puder passar as fotos e informações que foram postadas no tópico da Oktane acho que o pessoal vai gostar hehe

Como disse, pro meu poder aquisitivo infelizmente não tem como, não dá pra negar que o custo do Milspec é bastante alto pra nós aqui no Brasil. Mas serve como colírio, rs
    Tomicki, preciso só de um pouco de tempo p/ reunir tudo e fazer um post bacana.
    De fato o custo é altissimo até mesmo para o padrão americano, haja visto que existe muita "gambitech" mesmo por lá.

Estou ainda galgando terreno nesse nicho pois quase ninguém tem $disposição$ p/ bancar um chicote milspec e quem tem cacau para tal as vezes não tem conhecimento e acha que é overkill e que algo simples resolve o problema, enfim, é uma cultura que ainda precisa ser cultivada e é por isso que eu tento estimular outros loom builders no Brasil a elevarem a qualidade do seu trabalho pois dessa maneira a gente vai educando os clientes a respeito da necessidade de um chicote bem feito, sem soldas, sem emendas porcas, com cabos de boa qualidade, cobertura do chicote com material apropriado, resistência a vibração, intempéries, agentes químicos etc.
    Os chicotes OEM estão longe de serem o cenario ideal até mesmo p/ a realidade que os carros oem vão viver, que dirá um carro de competição.

13. Likes Tomicki liked this post

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem