Bem-vindo ao Tuners.com.br Tudo sobre Injeção eletrônica programável..
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 52

Tópico: Gol GTi 1993

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00

Gol GTi 1993

Olá,

Tenho um Gol GTI 93, ainda com a injeção original Bosch LE-Jetronic, e já a algum tempo venho querendo atualizar a injeção por diversos motivos: solução de falhas; melhorar aproveitamento do motor; possibilidade de preparação futura e principalmente adquirir conhecimento e experiência.
    Sempre gostei de carros, sempre estive no meio, e a uns 10 anos atrás quando eu li a primeira vez sobre a Megasquirt achei muito interessante a ideia de poder montar a própria IE. Se não me engano foi no antigo fórum Carros de Rua, e até acho que o Magovit tinha cadastro lá, pois já vi esse nome em algum lugar a muito tempo atrás, hehe

Pra resumir a história, já passei alguma raiva com a Jetronic, embora ainda pudesse rodar mais um bom tanto com ela dando uma revisão geral, porque não aproveitar e partir pra uma moderna?
    O chicote dela é muito precário, eu precisaria revisar quase que inteiro, deve ter algum fio quebrado em alguma parte, em fim, pra mim já deu o que tinha que dar, já aprendi um bom tanto dela, já fiz alguns reparos, já viajei bastante, já fiz trackday, mas como dizem mudar pra melhor é sempre bom. E como gosto de usar ele sempre preciso de algo confiável. Não é carro de garagem ou de exposição.

A ideia inicial seria montar com MS, mas fiquei com um pouco de receio. Veio ideia então de usar a MSR, já montada, chicote, alguns complementos, uma opção melhor para meu caso. Mas a ideia mudou novamente quando li o Magovit falando sobre a Protune, que a grosso modo seria uma MS com suporte e maior facilidade no acerto.

Estou quase decidido de usar a PR330, mas ainda tenho muitas dúvidas.
    Primeiramente gostaria de pedir, caso alguém possa disponibilizar, um mapa base para AP "aspirado", pois gostaria de ir me acostumando às funções do programa.

Aí vem várias dúvidas, caso vocês possam me ajudar.
    1 - O GTI possui distribuidor Hall com 4 janelas iguais, tem como usa-lo na Protune? Gostaria de pelo menos até pegar o jeito usar o máximo de componentes originais, diminuindo o custo e facilidade na montagem. Mas caso vocês me digam que fica melhor com roda fônica, aí partirei pra fonica original VW 60-2.

2 - Meus bicos são baixa impendância, não gostaria de usar Peak and Hold. No manual da Protune diz que pode ser usado resistores em série (Na Jetronic já é assim, ou seja já tenho os resistores na mão). Fica bom desse modo?
    A princípio gostaria de manter os bicos originais, são parrudos, teoricamente tem o leque correto (Vão direto no cabeçote). Se for mudar os bicos preciso fazer adaptação no "encaixe" deles. Um serviço e gasto a mais.

3 - Não consegui achar um bom lugar pra sonda, talvez vai ficar lá em baixo perto do câmbio, me parece ser muito longe.

Acho que de momento é isso, tenho mais algumas dúvidas a respeito do chicote mas talvez crie um outro tópico somente para discutir isso pois é do interesse de todos e serve para todas as injeções.

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Algumas coisas vão chegando...

Sonda Bosch LSU 4.2, vai ser um pepino achar espaço pra colocar essa sonda no escape original. Ela tem chicote pra mais de metro -literalmente-!

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto5.jpg
Visualizações:	103
Tamanho: 	90,4 KB
ID:      	219

Flange com roda fônica. Estava quase comprando fora da concessionária, mas resolvi pedir o preço e acabou ficando em conta.

Nome:	         Foto1.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	93,1 KB
ID:      	220

Há um "pequeno grande" problema em algumas rodas fônicas paralelas, a roda dentada é ligeiramente menor, ficando muito afastada do sensor. Não sei dizer ao certo em qual marca acontece isso, só vi por fotos, mas acredito ser nas Spaal. A outra opção é comprar as da Sabó, com carcaça de plástico e roda fônica de janelas. Pela Sabó ser fornecedor OEM acredito não ter problema.

Tentei identificar o fabricante original dessa flange comprada na concessionária mas não consegui, além da Sabó, Corteco/Freudenberg e Bruss também são fornecedores OEM.

O sensor deve chegar amanhã.

Nome:	         Foto4.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	91,1 KB
ID:      	221

3. Likes Magovit liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Thito     R$ 0.00
    Eu uso exatamente essa roda fonica ai no meu com o sensor quadrado e funcionou muito bem (uso Protune).

Com relação o escapamento, você pode tentar achar em desmanche o coletor de admissão e saída dele dos AP FLEX. Eles já são preparados para receber a Sonda próximo a saída do coletor e dessa forma obter uma melhor leitura. Vc precisaria somente mandar fazer a flange para o restante do escapamento original caso nao queira fazer um dimensionado.

5. Likes Tomicki liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Thito Ver Post
    Eu uso exatamente essa roda fonica ai no meu com o sensor quadrado e funcionou muito bem (uso Protune).

Com relação o escapamento, você pode tentar achar em desmanche o coletor de admissão e saída dele dos AP FLEX. Eles já são preparados para receber a Sonda próximo a saída do coletor e dessa forma obter uma melhor leitura. Vc precisaria somente mandar fazer a flange para o restante do escapamento original caso nao queira fazer um dimensionado.
    Bom saber que funciona "redondo"

Entendi qual é, tenho um conhecido que tirou o sistema Jetronic e passou a usar a Mi, e usou o coletor+tubo de saida do motor do Mi 97, que é basicamente um 4x1. O AP Flex pelo que vi é o mesmo desse Mi, só que com catalizador no tubo de saida.

A noite irei analisar melhor isso...

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Só deixando claro, o 4x1 que me referi é o coletor de ferro fundido que vem original na linha AP 97 Mi, sendo que o tubo que sai dele é um cano único já com lugar pra sonda.

Nos AP flex, parece ser o mesmo coletor porém o tubo de saida possui um catalisador integrado.

Estive olhando um catálogo de escapamentos e pelo que vi apenas os 1.6 e 1.8 vinham com o "4x1", enquanto que o 2.0 mantinha o "4x2x1" igual aos antigos, mudando apenas um pouco as curvas e a flange final, sendo que a sonda é embaixo perto do câmbio como nos monoponto 95/96.

Vou estudar com calma o posicionamento durante o final de semana.

Dá muita diferença usar sonda em lugar mais aquecido e lugar menos aquecido? Sendo que ela mesmo já "se aquece"?

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Sensor de rotação VDO, modelo quadrado com cabo. VW 041906433

Nome:	         Foto6.jpg
Visualizações:	97
Tamanho: 	87,3 KB
ID:      	223

Nome:	         Foto7.jpg
Visualizações:	99
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	224

Algumas juntas diversas já por precaução

Nome:	         Foto8.jpg
Visualizações:	101
Tamanho: 	95,7 KB
ID:      	225

Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Luisgl93     R$ 0.00
    Um cuidado que voce deve tomar, é que tem que dar um pequeno desbaste no canto do bloco onde vai o sensor de rotação, para que na hora de apertar o flange nao quebre o retentor

10. Likes Tomicki liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Luisgl93 Ver Post
    Um cuidado que voce deve tomar, é que tem que dar um pequeno desbaste no canto do bloco onde vai o sensor de rotação, para que na hora de apertar o flange nao quebre o retentor
    Pois é, já li algo a respeito, mas parece que é bem pouco mesmo né, não chega afetar nada...

Ainda não sei se vou fazer isso junto com um amigo ou vou mandar no mecânico.

Member
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Tomicki     R$ 0.00
    TBI com TPS, resta saber como vou fazer pra "calibrar" a passagem de ar da lenta, mas vou dar um jeito nisso.

Nome:	         Foto10.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	226

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

feiefaria     R$ 0.00
    Se tiver lixadeira pode fazer vc mesmo... é bem pouco que se tira, ainda mais usando esses sensor com rabicho.
    GOL bola GLS 2.0 MI - Turbo - MS2 V3

14. Likes Tomicki liked this post

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem