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    Post Acionamento ar condicionado

    Existem três maneiras principais de ligar o ar condicionado de um veículo que utiliza um ECU Pro Tune.

    A) A chave do A/C é capaz de ativar diretamente o compressor e é necessário fazer uma compensação na marcha lenta do motor.
    B) A chave do A/C não é capaz de ativar diretamente o compressor do A/C. O acionamento do compressor do A/C é através de um relé acionado pelo antigo ECU original.
    C) A chave do A/C não é capaz de ativar diretamente o compressor. O acionamento do compressor do A/C é do tipo eletrônico por uma comunicação CAN.

    Caso A:

    Deve-se ligar uma entrada em paralelo com o acionamento do compressor do A/C e fazer uma compensação de DBW usando o Pro Tune Workbench. Nenhum output será utilizado.

    Quando a ECU original (ou ECU do ar condicionado) permanece acionando o compressor, deve-se derivar o sinal de acionamento para uma entrada da ECU Pro Tune. Esta entrada será configurada para que ocorra um offset na posição da borboleta e na rotação de marcha lenta quando acionado o ar condicionado. Neste caso não é utilizado saída auxiliar da ECU Pro Tune.

    O usuário deve acessar no Workbench o menu de “Entradas e saídas auxiliares” e configurar a entrada utilizada. Na figura abaixo o sinal de acionamento está na entrada 4 da ECU.

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    Figura 1.1: Compensação do A/C

    Caso B:

    Para ligar o compressor do A/C usando uma ECU Pro Tune é preciso ligar a chave De acionamento do ar (SW1) na entrada (IN) da Pro Tune que possua um resistor de pull-up interno, o pull-up da entrada é ativado pelo software Pro Tune Workbench automaticamente.
    Abaixo seguem dois diagramas para auxilio na ligação elétrica:

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    Figura 1.2: Pinout Relé


    • A chave de acionamento do ar condicionado (SW1) deve ser aterrada e ligada em uma entrada (IN) que tenha pull-up.
    • A saída da ECU (OUT) será ligada no pino 86 do relé de acionamento.
    • O pino 85 do relé de acionamento deverá ser ligado em um linha 15 para evitar retorno elétrico.
    • O pino 87 será ligado juntamente ao sistema de ar condicionado (A/C CLUTCH).


    Entradas com pull- up na Pro Tune:
    Na PR330 são as entradas IN3 e IN4
    Na PR440/PR660 são as entradas IN1, IN2, IN3, IN4, IN5 e IN6

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    Figura 1.3: Diagrama de ligação do Ar Condicionado

    Caso C:

    Se seu acionamento do compressor do A/C for eletrônico por comunicação do tipo CAN favor entre em contato com o suporte técnico da Pro Tune.



    Configuração do acionamento do ar-condicionado no Pro Tune Workbench.

    Após realizada a instalação elétrica é necessário configurar a ECU para o acionamento do compressor do ar condicionado. Em “entradas e saídas auxiliares” deve-se selecionar a saída que está conectada a embreagem do ar condicionado.

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    Figura 2.1: Saídas auxiliares


    Ir para a aba de entradas auxiliares e alterar a configuração da entrada para “A/C Compressor Clutch Input”.

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    Figura 2.2: Configuração de entrada auxiliar

    Os campos para configuração serão exibidos, conforme figura 2.3.

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    Figura 2.3: Campos configuráveis


    Activation Signal Type – Seleciona se o acionamento da entrada será feito via terra ou por 5V.

    Idle: DBW Offset – Configura um percentual de abertura adicional da borboleta eletrônica em marcha lenta, durante o funcionamento do ar condicionado.

    Idle: Engine Speed Offset – Configura o aumento da rotação alvo em marcha lenta, quando o ar condicionado está acionado.

    A/C Output Activation Delay – Configura o tempo de atraso entre o acionamento/desligamento da embreagem do ar condicionado em relação ao momento em que o botão foi pressionado. O tempo é configurado em centésimos sendo os algarismos no lado esquerdo da virgula correspondentes ao atraso para ativação e do lado direito ao tempo de atraso para desligamento. Sendo assim, ao configurar “20,20” ocorrerá 20 centésimos de atraso para ativação e 20 centésimos de atraso para desligamento. Esta configuração tem como objetivo permitir que ocorram as estratégias de aumento da rotação de marcha lenta e abertura da borboleta, antes do compressor ser acionado.

    Disable A/C Output with TP greater than – Permite desligar o ar condicionado em condições de alta carga. Ao configurar “100” neste campo, não ocorrerá desligamento do ar devido a esta funcionalidade.

    Force Other Activation Input – Seleciona a entrada que será utilizada para ativação do compressor do ar condicionado.
    Última edição por Pro Tune; 08-04-2016 às 16:33.

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