Bem-vindo ao Tuners.com.br Tudo sobre Injeção eletrônica programável..
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00

Gol Mi 97 1.8 GNV injetado com MS2 V3

Fala, galera.

Como alguns sabem, há cerca de 6 meses consegui montar um kit GNV de quinta geracao no gol com uma MS2 V3 controlando injecao e ignicao de GNV.

O projeto: injetar um carro todo original movido a gnv que represente a frota nacional. Usei o redutor de pressão e bicos do siena tetrafuel com sensor de pressao no cilindro e na flauta, e 1 bico injetor por cilindro, injetando o GNV no cabecote no duto de admissao.

Objetivo: aprender, e tentar otimizar, deixando um equilibrio entre economia e dirigibilidade, sem ficar manco.

O carro: Gol Mi 97 1.8 195k km, rodando ha quase 120k no gás, sem abrir motor (cabecote foi retificado com 185k mantendo originalidade).

A instalacao: manter o carro a gasolina conforme original, com a ECU original. Em paralelo uma MS2 controlando injecao e ignicao de GNV, de forma que os sistemas são independentes. Quando a chave comutadora está virada para a gasolina, o controle e feito pela ECU original que controla ponto e injecao de gasolina (a mega fica ligada o tempo todo lendo as informacoes e atuando somente no motor de passo). Quando passa para o GNV, a central original é enganada, os bicos a gasolina param de pulsar e quem passa a controlar o ponto e injecao de GNV é a mega. Então temos um sistema para a gasolina e outro para o GNV. Há outro CLT, outro IAT, outro MAP e outra sonda (wideband ligada na mega).

Rodei cerca de 9 mil km até hj, e tive alguns problemas:

O GNV precisa de muito ponto. A ECU original controla a lenta por ponto e motor de passo. Quando a mega controla o ponto do GNV, a ECU original fica oscilando a rotacao, entao tive que colocar o motor de passo para ser controlado pela mega. Ruim: a ECU original inabilita o cutoff qnd desliga o motor de passo dela.

A linha de baixa pressao de gnv realmente precisa de filtro (estou pra instalar ainda). Com 3000 km ja tinha entupido os bicos e vira e mexe entope outro. Uma vez abasteci em um posto q nao era de costume e o carro ficou uma merda. Qnd desmontei o bico tinha um monte de LIMALHA(!!!) dentro do bico.

Nao cai bem colocar os bicos direto no cabecote, pq a mistura nao fica tao boa. Para melhor economia é melhor colocar ele logo apos a borboleta ou ate mesmo antes dela.

A correcao pelo IAT é muito dificil acertar e em alguns casos impossivel, pq o GNV varia muito a densidade por conta da temperatura e a temperatura por conta da pressao no cilindro e temperatura dentro do carro. Uma possivel solucao seria aquecer ele com a agua de arrefecimento do carro. Talvez fique ate mais eficiente (pretendo testar tb), e injetar o gnv antes da borboleta, colocando o iat para medir a temperatura da mistura.

Andar muito pobre diminui bastante a vida util de cabos de vela, vela, rotor e tampa do distribuidor.

Pontos positivos:

Controlar mistura e ponto independente da central original. Os kits de quinta geracao copiam o sinal da central original para gerenciar o GNV).

Mapear qualquer condicao de uso.

Usar cut off

Aumentar eficiencia com muito avanco e mistura bem pobre.

A rápida pode ficar muuuuito enxugada. O buraco que fica com ela desligada é pequeno.

Controle de mistura em malha fechada com sonda banda larga.

Continua...

2. Likes tete liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00
    O mapeamento básico é ridículo. O GNV funciona bem aos olhos de um leigo com lambda 0.90 a 1.25 e ponto de ignicao da gasolina até mais 20 graus no mapa todo. Para um leigo, o carro ficara bom com qq coisa dentro desses intervalos.

É dificil achar o ideal. É um campo não muito explorado até então e as informacoes sao pouco divulgadas (ate por isso to escrevendo aqui para passar o pouco que aprendi). Como o objetivo nunca foi potencia maxima, não passei no dino pra medir potencia, mas pretendo passar para acertar ponto para torque maximo ate 5000 rpm (depois disso os bicos saturam. Cada bico tem cerca de 220 lbs/h e nao alimentam o motor acima de 5000 rpm). Nao passo disso, já que é uso civil mesmo como a maioria da populacao.

Depois de muito experimentar, cheguei nos resultados abaixo (conclusoes proprias rsrs):

Lambda de máxima potencia está próximo de 0.97 mas não é tão diferente que 1.05. Optei por WOT em 1.08 pq o carro ainda fica com disposicao e bastante economico.

O motor funciona de boa até lambda 1.25. Acima disso comeca a dar misfire. Até a lenta dá pra acertar na boa até lambda 1.25, mas o motor fica muito sensivel a mudanca de carga. O carro tem ar e direcao hidraulica, e até num dia quente dá pra sentir o motor fraco com lambda 1.25. Com o carro andando ele não responde bem a variacao do acelerador, deixando ele com dirigibilidade ruim. Optei por deixar a lenta em 1.07 (ficou igual a lenta original da gasolina em lambda 1).

Maior economia proximo de lambda 1,15, no máximo 1,20. O carro fica muito liso andando com lambda 1.15. Com 1,20 já se percebe muita perda de torque. Entao deixei em cruzeiro com 1.15.

Ponto de ignicao cerca de 15 a 20 graus a mais que o original a gasolina.

O consumo eu pude medir na estrada, com máxima de 20,6 km/m3 media de 100 km/h e as vezes ar ligado. Em outra media de 370 km de estrada foi 20,3 km/m3. Na cidade é muito dificil medir por causa do transito aqui no RJ, mas pelas medicoes houve uma melhora de 10 a 20% em economia). Preco do GNV que abasteco é R$ 2,00 o metro cubico, mas varia de R$ 1,80 a R$ 2,20.

Pra deixar mais redondo eu uso o switch map para mudanca do mapa quando liga o ar condicionado, e o ac idle up para nao cair a rotacao (closed loop bem conservador).

Tabela de ponto em uso. Acho que dá pra aumentar mais e tirar pelo IAT. O ponto ideal é bem sensivel com a temperatura externa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto gnv.jpg
Visualizações:	8
Tamanho: 	86,3 KB
ID:      	150

Tabela de lambda( sempre com EGO ligado)

Nome:	         lambda gnv.JPG
Visualizações:	59
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	151

MSQ para mais detalhes:

Gol GNV Iuri 09-05-16.msq

Escrevi td rapidinho se não eu não faria nunca. Desculpem a bagunca hehehe

Criticas e ideias construtivas sao muito bem vindas e estou a disposicao pra qq coisa.

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00

Nome:	         IMG_20150815_104056_753.jpg
Visualizações:	7
Tamanho: 	91,2 KB
ID:      	153

Nome:	         IMG_20150815_104205_431.jpg
Tamanho: 	89,3 KB
ID:      	154

Nome:	         IMG_20150815_113159_190.jpg
Tamanho: 	93,5 KB
ID:      	155

Remocao do misturador (mesclador). Olha a restricao q ele causa a admissao:

Nome:	         IMG_20150919_101915_616.jpg
Tamanho: 	85,1 KB
ID:      	157
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos IMG_20150822_163125_492.jpg  

Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Magovit     R$ 0.00
    Tirei meu chapéu pra você. parabéns pelo projeto e por compartilhar as informaçoes!

SportChips - Caxias do Sul - RS
    https://www.facebook.com/vilmar.fochesato
    54 9920 2323

6. Likes Iuri liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00
    Obrigado, cara. Principalmente vindo de um Mago

É um prazer compartilhar informações nesse grupo. O fórum msbr já me ajudou muito.

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

feiefaria     R$ 0.00
    Muito legal Iuri... Acompanho a tempos essa sua ideia e que se tornou um projeto muito interessante.
    Parabéns!!
    GOL bola GLS 2.0 MI - Turbo - MS2 V3

9. Likes Iuri liked this post
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

lfournier     R$ 0.00
    Prof. Iuri, sabe muito.. Projeto realmente top

11. Likes Iuri liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por feiefaria Ver Post
    Muito legal Iuri... Acompanho a tempos essa sua ideia e que se tornou um projeto muito interessante.
    Parabéns!!
    Obrigado
    Demorou bastante mas consegui concretizar aos trancos e barrancos kkkkk
    Citação Postado originalmente por lfournier Ver Post
    Prof. Iuri, sabe muito.. Projeto realmente top
    Kkkkkk ainda sou aluno
    Professor quem sabe um dia.
    Obrigado e um abraço

Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

VagnerEspeto     R$ 0.00
    Belo Projeto Iuri Parabéns, uma ótima iniciativa criando outra opção de otimização para quem queria se aventurar também.

Um Primo meu Pensa em colocar o kit GNV em uma S10 dele, quem sabe consigo convencer ele desta opção, ai vou tirar algumas duvidas com você

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00
    Estamos por aí. O Francis Diesen trabalha com kits gnv, ele tirou umas dúvidas minhas tb antes de eu montar. Fica meu agradecimento pra ele tb.

Vagner, obrigado. Eu acho q o melhor caminho antes de td eh conversar com a convertedora pq precisa montar o redutor de pressão pro kit gnv quinta geracao q eh diferente dos antigos carburados e o redutor fica atrelado no CSV. Então eh bom eles montarem o kit com o redutor e bicos e o proprietário coloca a mega e faz o chicote.
    No meu caso q adaptei em casa não está legalizado pq troquei o redutor em casa sem selo do inmetro. Como vou voltar o kit antigo pra vender o carro, eh melhor assim.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem