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  1. #1
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    99% TPS e aquele 1% MAP : ITB. Segredo do carro de rua liso.

    ASPIRADÃO com borboleta individual e bom de andar na cidade? SIM!



    A calibração baseada em TPS geralmente é utilizada em projetos ao qual não há vácuo no coletor de admissão.
    Quem já calibrou um motor utilizando TPS como método de cálculo de injeção sabe que não é uma tarefa fácil, pois o mínimo de abertura da borboleta já projeta uma grande quantidade de ar no motor, contudo a mesma abertura de borboleta não representa a mesma carga em todas as situações de RPM.
    No mapa por TPS da imagem abaixo, vemos que há muito mais combustível abaixo de 1500 RPM do que acima em maiores rotações. Em um mapa por MAP teríamos o contrário desta situação. O Mapa abaixo de 1500 RPM seria levemente mais pobre do que o mapa acima de 1500 rpm.


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Nome:	         exemplo_mapa.jpg
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    O Grande desafio para utilizar ITB em um carro de rua é manter a suavidade do carro até aproximadamente 25% de TPS.

    Para tornar um mapa de ITB mais suave em um carro de rua devemos nos concentrar no mapa abaixo de 25% de TPS.

    No geral quando calibramos um motor que possui o calculo de pulso por MAP, seguimos uma escala padrão de 10 em 10 kpa, pois não há motivos para fragmentação da escala, uma vez que existe vácuo estável no coletor de admissão.


    O segredo para suavizar um motor ASPIRADO utilizando ITB é refazer a escala do mapa fragmentando a parte inferior a 25% de TPS.


    Veja na imagem abaixo um exemplo de re-escalonamento de TPS de uma moto Hayabusa 1300 que ja nasce de fábrica com ITB. Veja no vídeo abaixo o resultado da aceleração. É um motor limpo, liso, sem excesso de combustível, graças ao escalonamento correto do TPS.

    Nome:      escalonamento.jpg
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    Você deve encontrar o escalonamento correto para o seu motor. Você pode utilizar os mapas acima como base inicial.




    99% TPS e aquele 1% MAP


    Se a calibração por TPS é difícl e a calibração por MAP é fácil porquê não unir os dois em um só mapa ?

    A Hayabusa nos ensina muito sobre como podemos gerênciar o pouco vácuo que temos e criar mais a nosso favor.

    A Hayabusa trabalha com uma ITB com dois corpos de borboleta em cada admissão. Eles utilizam isso para gerar vácuo quando as duas borboletas estão fechadas. Este precioso vácuo é utilizado em um segundo mapa de combustível. Este segundo mapa de combustível tendo como refer6encia o MAP é o mapa principal da moto até os 10% de TPS. Depois de 10% de TPS a moto troca o mapa de combustível contruído via MAP, pelo mapa via TPS. Isso simplesmente acaba com os problemas de ger6enciamento de carga variável ocasionado por um mapa de TPS puro, resultando em uma moto confortável de dirigir em baixas cargas.

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Nome:	         busa-throttle_body.jpg
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    Dois corpos de borboleta trabalhando a favor da digiribilidade em baixa carga.
    Tudo o que você precisa agora é uma Injeção eletrônica que você possa criar dois mapas de combustível, 1 mapa por MAP, e outro mapa por TPS. O papel da injeção será trocar de mapa automaticamente quando necessário.




    Agora que você já sabe o segredo para atingir o objetivo que é ter um carro ASPIRADO com ITB gostoso de andar com o máximo de potência de pé no fundo ( WOT ) não tem desculpas para reclamar do seu projeto.



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  2. #2
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    pixel.nine     R$ 0.00
    Mago, eu montei um Xsara VTS usando ITB e fui na mão contrária do artigo... Pra ter o vácuo estavel, usei um acumulador de vácuo e lá coloquei a mangueira de vácuo da FT... Fiz o alinhamento das 4 borboletas e passei a ter uma linha de vácuo bastante estável.

    Aí fiz aspirado por map/tps e usei disso pra tentar fazer um mapa em 3d... o map como mapa principal e a tps tirando ou colocando combustível em determinadas situações pra buscar lambda 1 em velocidade de cruzeiro por exemplo.

    Da próxima vez, vou usar a explicação deste teu artigo como base de estudos. Me pareceu bastante interessante

    Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

  3. #3
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    Ótimo tópico,parabéns Mago!

  4. #4
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    E quais injeções são capazes de fazer isso hoje?

  5. #5
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    Manoel Oliveira     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por jakka Ver Post
    E quais injeções são capazes de fazer isso hoje?
    Gustavo,que satisfação em te ver por aqui!! Um forte abraço!......sobre as IEs,certeza das Mega e Pro-tune,as demais eu não conheço pata te dizer

 

 

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