Bem-vindo ao Tuners.com.br Tudo sobre Injeção eletrônica programável..
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 18 de 18
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

jean     R$ 0.00
    ahhh detalhe: vale lembrar que meu coletor modificado em casa ficou bom!! parece q é original assim

4227 cc, MS2-Extra, sem distribuidor
    opalacrocodilo.blogspot.com

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

jean     R$ 0.00
    Mago, só pra confirmar, na figura que tu colocou o sinal em azul é a tensão no transistor, certo? Na que eu postei a curva é da corrente no injetor. Vai que alguém ache estranho as diferenças... Mas as duas estão certas de acordo com seus contextos.

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Elfs     R$ 0.00

Cool

Uns pitacos

Bem pessoal sou um carra muito teimoso, coisa de DNA, o conceito dead time na minha visão não foi muito bem empregado na questão do injetor, no instante que o injetor inicia a abertura ele não esta morto e deste ponto em diante é que podemos inventar mil maneiras de medir o volume injetado ate o fechamento do injetor ( morte). Agora o tempo transcorrido entre o inicio do sinal ate o ponto onde o injetor começa a abrir é que eu acho muito importante, este tempo varia em função da tensão da bateria porem é constante para toda a faixa de rotação do motor numa determinada tensão.
    Uma analogia com outros dispositivos eletromagnéticos podemos afirmar que o tempo (morto) até o "embolo" do injetor iniciar o movimento é muito maior que o tempo do inicio do movimento até a abertura máxima do injetor (inercia), considere o fato que o sinal aplicado na bobina e constante e no valor máximo. Teoricamente esta diferença deve ser muito maior em bicos de baixa impedância.

Face o exposto acima saber o tempo que o injetor começa a abrir é a questão mais relevante, pois este tempo é somado ao tempo calculado para determinar o tempo do sinal de abertura do bico.
    Analisando a dinâmica do sistema muitos vão perguntar e como fica a média do combustível injetado entre o inicio ate a abertura total do bico? Utilizando o achismo considero que em baixas rotações do motor quando utilizados bicos sobre-dimensionados para o volume natural do motor ( motores turbo alimentados) é importante termos o controle de tempo no período de abertura do injetor, usara um tempo menor que o tempo necessário para abertura total do bico.

No outro extremo quando estamos no máximo da rotação e o tempo de abertura do bico esta próximo a 100% do tempo de duas rotações do motor o tempo morto sera automaticamente somado ao período de abertura real do bico.
    Para duas ou mais injetadas por ciclo o coisa fica mais critica. Por exemplo em um bico com dead de 1ms em um motor 4 cilindros a 7500 rpm com uma injeção por ciclo teríamos 6,25% de tempo morto, para duas injeções 12,5% e 25% para 4 injetadas, isto significa que o bico vai dar um salto de 6,25, 12,5 ou 25% no volume injetado quando atingir esta situação. O uso do bico fica limitado a 93, 87, 75% do tempo máximo disponível.
    Ainda na situação de máxima rotação devemos considerar o tempo de fechamento do bico, a situação fica mais critica e limita mais o tempo de injeção pois o salto de injeção sera muito maior. Esclarecendo o bico esta fechando e vem um novo sinal de abertura e o bico retorna a situação de aberto já no inicio do sinal de tempo morto do bico.

Isto tudo é meu achismo pessoal. ....kkkkkkkk

Junior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

fel1979     R$ 0.00
    Só um comentário a pressão de combustível também influencia diretamente no Deadtime.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	23
Tamanho: 	19,8 KB
ID:      	115

Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00
    Um teste que fiz:
    Não sei se pelo erro do teste (erro na medida de volume) ou pelas características do bico, os valores não ficaram tão próximos quanto eu esperava. No final tirei a média pra diminuir esse erro. Bicos da Hornet 600 motor CB600F.

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	40
Tamanho: 	107,1 KB
ID:      	116

Só pra não ficar dúvida pra algumas pessoas que não tem essa visão: compensar o DT na VE é um dos piores erros no acerto. É um erro básico que vai influenciar muito a ponto da marcha lenta ficar oscilando em certas condições de correções por temperatura por exemplo. Aí o dono tem marcha lenta estável na condição que foi acertado o carro e qnd tem variações de temperatura (correções de GammaE) a rotação fica oscilando em marcha lenta o que é um saco. Não precisa de tanto preciosismo na casa milesimal, mas é importante que o valor de DT esteja bem próximo do real.

6. Likes tete liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Iuri     R$ 0.00
    Só pra ficar claro o DT eh o valor de Y(pulso) para x=0(vazao=0) sendo igual a inclinação da reta ax+b onde logicamente o b representa o DT

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Elfs     R$ 0.00
    Achei umas imagens do acionamento dos bicos deka de baixa impedância,na ocasião estava testando o circuito de PWM agora analisando mais detalhadamente percebo que existe um ponto de mudança na curva de corrente de acionamento do injetor e é interessante que isto ocorre próximo a 1 ms que é o dead time especificado pelo fabricante do injetor (Siemens). A partir do ponto indicado pela seta e que devemos ter a abertura do bico pois indica que houve uma mudança o circuito magnético do injetor.
    Podemos observar que a partir deste ponto existe uma subida rapida da corrente do injetor até atingir a corrente de pico antes do controlador entrar em Hold.

Nome:	         deadtime1.jpg
Visualizações:	24
Tamanho: 	90,3 KB
ID:      	127

Nome:	         deadyime2.jpg
Visualizações:	25
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	128

Nome:	         deadtime3.jpg
Visualizações:	21
Tamanho: 	92,2 KB
ID:      	129

9. Likes fel1979, jean liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

jean     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Elfs Ver Post
    existe um ponto de mudança na curva de corrente de acionamento do injetor e é interessante que isto ocorre próximo a 1 ms que é o dead time especificado pelo fabricante do injetor (Siemens). A partir do ponto indicado pela seta e que devemos ter a abertura do bico pois indica que houve uma mudança o circuito magnético do injetor.

SIM! Era isso que eu queria comprovar (ou descartar!) quando medi a corrente no meu injetor. Se for ver a forma de onda la no primeiro post tb tem esse formato de rampa. Só que como eu não consegui encontrar os dados do fabricante, fiquei apenas no achismo sem poder comprovar nada. Agora que tu mediu um bico que tu tem o datasheet pra consultar deu pra sacar que tem uma relação sim, pelo menos com o tempo de abertura.

Valeu!

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Permissões de Postagem