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  1. #1
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    marcelosnovarski     R$ 0.00

    Condicionador de WideBand DIY

    Alguém já tentou fazer?

    Eu dei uma pesquisada, mas como não entendo nada de circuitos, não consegui fazer muita coisa. O que consegui fazer foi um display com o Arduino pra mostrar o valor em lambda e AFR.

  2. #2
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    O seu display pega os dados da porta serial?
    Psta ai mano

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  3. #3
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    Magovit     R$ 0.00
    Podemos iniciar a idéia baseado no hardware do criador da SLC da 14point7.com
    http://forum.diyefi.org/viewtopic.php?f=16&t=2083

    e informações extras gerais
    http://forum.diyefi.org/viewtopic.ph...2267&start=140

    E aqui O projeto completo
    http://cdn.shopify.com/s/files/1/018...ource.zip?2561

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    Nada impede de adquirir o kit pronto DiY por $45,00
    http://www.14point7.com/products/slc-free


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    No meu gol eu uso um Wide Band controller SLC2 da 14point7 e acho top!
    Última edição por Magovit; 04-02-2016 às 01:06.

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  4. #4
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    marcelosnovarski     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Magovit Ver Post
    O seu display pega os dados da porta serial?
    Psta ai mano
    Mago, o meu display trabalha com um ATMEGA 328 lendo a saída analógica do condicionador. É bem simples de fazer. Dá até pra fazer algo mais refinado com touch. Esse foi um primeiro modelo que eu criei:

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    Esse outro tá mais ajeitado, é meu TCC. Tem uma função de corte de ignição na subida de marcha e de "punta-tacco" automático nas reduções. Tbm lê a saída analógica do condicionador:

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  6. #5
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    Lindasso Marcelo!
    Quando der posta o link do vídeo
    da pra fazer ele ler Pwm e converter em lambda?

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  8. #6
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    Citação Postado originalmente por Magovit Ver Post
    Lindasso Marcelo!
    Quando der posta o link do vídeo
    da pra fazer ele ler Pwm e converter em lambda?

    Tranquilo, Mago. O corte de ignição eu pretendo testar agora dia 10 na pista, e ver quanto o carro tá virando (ainda não coloquei na pista). Creio que dê pra fazer pelo PWM sim, é só uma questão de condicionar a leitura. Ela está sendo feita assim:

    voltageInput = analogRead(A1)*0.0048;
    if(currentTime - previousTime > debounce){lambda = 0.1413*voltageInput + 0.6217;previousTime=currentTime;}else{currentTime= millis();}

    Aquela condição do if é pra fazer a taxa de atualização do lambda na tela ( o debounce tá com 100 milis, então atualiza 10x por segundo), tá usando a função millis pra não travar o código com delays. Tá tudo em inglês pq eu converso muito com o pessoal do forum do Arduino, e é padrão isso por lá.
    Sobre a porta serial, meus conhecimentos são menos avançados do que tu imagina, não aprendi isso AINDA.

  9. #7
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    jean     R$ 0.00
    Tem uma função de corte de ignição na subida de marcha e de "punta-tacco" automático nas reduções.

    Marcelo, como seria esse punta tacco automático?




    ______________________________
    Chevrolet Opala 1979

    4227 cc, MS2-Extra, sem distribuidor
    opalacrocodilo.blogspot.com

  10. #8
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    marcelosnovarski     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por jean Ver Post


    Marcelo, como seria esse punta tacco automático?

    Jean, vamos por partes para que tu consiga entender. O sistema reconhece a marcha que está engatada. Tem uma solenoide linear potente (12v 8A), acionada por um rele comandado pelo sistema. Então a função funciona mais ou menos assim: Se tu pisar no freio, ao acionar a embreagem e diminuir a marcha, o sistema liga a solenoide por um tempo pré determinado por ti (essa solenoide tá ligada no acionamento da tbi), "acelerando" o motor. O sistema só funciona se essa condição for aceita: se(freio==acionado && embreagem==acionado && redução de marcha){ativa a solenoide; espera o tempo programado para o caso; desativa a solenoide;}

    Esses tempos de ação do solenoide são programáveis: de 5ª para 4ª, 4ª para 3ª e assim por diante até 2ª para 1ª.

    Se o freio não está acionado, quer dizer que tu "tem um pé sobrando pra fazer manualmente", então ele não faz nada, só atualiza a marcha no sistema. A Nissan tem um sistema parecido que se chama SynchroRev, mas no caso deste o punta tacco acontece sempre que o sistema estiver acionado, independente do freio.

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  12. #9
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    Citação Postado originalmente por marcelosnovarski Ver Post
    Tranquilo, Mago. O corte de ignição eu pretendo testar agora dia 10 na pista, e ver quanto o carro tá virando (ainda não coloquei na pista). Creio que dê pra fazer pelo PWM sim, é só uma questão de condicionar a leitura. Ela está sendo feita assim:

    voltageInput = analogRead(A1)*0.0048;
    if(currentTime - previousTime > debounce){lambda = 0.1413*voltageInput + 0.6217;previousTime=currentTime;}else{currentTime= millis();}

    Aquela condição do if é pra fazer a taxa de atualização do lambda na tela ( o debounce tá com 100 milis, então atualiza 10x por segundo), tá usando a função millis pra não travar o código com delays. Tá tudo em inglês pq eu converso muito com o pessoal do forum do Arduino, e é padrão isso por lá.
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    Maravilha hein Marcelo, Estou com projeto de pinheirinho de arrancada com arduino! kkkkk
    Bem avançado ja...

    Vou criar umas ideias tbm de Injeção!

    Ja fiz bico PULSAR, falta bobina e ler roda fonica... ai ja era ECU nova kkkkkkkkk

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  13. #10
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    marcelosnovarski     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por K2_Racing Ver Post
    Maravilha hein Marcelo, Estou com projeto de pinheirinho de arrancada com arduino! kkkkk
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    É cara, eu não to tendo muito tempo sobrando pra pesquisar mais. Tem uma pesquisa da faculdade em travando a vida, mas creio que em breve eu conseguirei algo novo com Arduino.

 

 
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