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    Eficiência Volumétrica e o mapa de combustível das injeções modernas.


    Entenda de maneira simples como um mapa de eficiência volumétrica funciona.



    Eficiência Volumétrica na mecânica de motores.


    Na mecânica de motores, Eficiência Volumétrica é a quantidade de AR/combustível que a câmara de combustão conseguiu admitir quando o pistão desceu e completou seu ciclo de admissão.

    Se um motor consegue preencher 100% do espaço da camara de combustão durante a fase de admissão do motor, então sua eficiência volumétrica é de 100%.
    Veja o rápido vídeo abaixo de 30 segundos para entender rapidamente como se da o processo.



    Eficiência Volumétrica nas injeções eletrônica modernas.


    * A explicação acima serve para você entender a partir de agora que a injeção eletrônica só pegou emprestado o nome Eficiência volumétrica da àrea de mecanica de motores.
    * O mapa de eficiência volumétrica de uma injeção eletrônica, não representa uma tabela de Eficiência volumétrica de verdade.
    É justamente o que veremos e o que você vai descobrir.


    * Eficiência volumétrica é o percentual de um valor.


    Todas injeções que trabalham com eficiência volumétrica possuem um TEMPO BASE, que nada mais é do que um número qualquer que vai servir para um calculo que vai resultar no tamanho do pulso do bico (pw).

    Calculando o pulso do bico:
    O tempo base é um número qualquer entre 0 e 65. ( na vida real usamos entre 1 e 12 )
    O percentual são os números no mapa de combustível.
    O resultado entre o Tempo base e o Percentual é o pulso que sai no bico.

    Exemplo:

    Tempo Base = 8ms
    A 2000 rpm com 80kpa o valor no mapa é 121. Nome:      121eff2.png
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    121 são os 8ms do (tempo base ) + 21% = 9,60ms ( este é o pulso do bico injetor)

    A 500 RPM com 70kpa o valor do mapa é 102

    102 são os 8ms do (tempo base ) + 0,2% = 8,016ms ( este é o pulso do bico injetor )


    Agora que sabemos que como funciona um mapa de eficiência volumétrica, vejamos exemplos de tempo base nas injeções eletrônicas Protune, Motec e Megasquirt.



    Protune:

    Tempo Base:

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Nome:	         protune_base.jpg
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    Mapa de Eficiência Volumétrica qualquer.

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Nome:	         protuneMapa.jpg
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    Motec Hundred Series:


    Tempo Base:

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    Mapa de eficiência Volumétrica qualquer.

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    Megasquirt


    Tempo base:

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    Mapa de eficiência Volumétrica qualquer

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Nome:	         Mega_mapa.jpg
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    Digamos que desejamos passar nosso motor da Gasolina para o Alcool.
    No mundo real precisaremos aumentar em média 40% o total de combustível injetado.

    Você pode resolver isso de duas maneiras


    1) Aumentando o valor do tempo base, que no nosso exemplo acima é de 8ms

    8ms + 40% = 11,2ms

    Mudando o tempo base de 8ms para 11,2 você acabou de aumentar o pulso do bico em 40% sem alterar um número se quer no mapa de combustível.


    2) Aumentando 40% o valor total do mapa de combustível e deixando o tempo base em 8ms.

    * Selecione o mapa todo com o mouse e logo após pressione a tecla + para adicionar o percentual que você deseja ao mapa todo.
    Nome:      40%.PNG
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    Após preencher o valor de 40% e clicar no botão okm você terá um mapa 40% mais rico.



    Sabendo que a Eficiência Volumétrica é somente um número para um fim ( pulso do bico ) vem a pergunta:


    Qual a vantagem de se trabalhar com eficiência Volumétrica?


    .......... Continua na próxima matéria.
    A quantidade de combustível injetado e a leitura lambda resultante são significativamente afetados por muitos fatores além da quantidade de enchimento do cilindro

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    Última edição por Magovit; 04-09-2016 às 17:19.

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  2. #2
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    A Vantagem de ter um determinado tempo de injeção para uma situação específica do motor... ou seria só uma delas?

  3. #3
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    Citação Postado originalmente por Thito Ver Post
    A Vantagem de ter um determinado tempo de injeção para uma situação específica do motor... ou seria só uma delas?
    Um mapa de combustível 3d atende quase todas as situações de carga e rotação de um motor.

    Para atender todas as situações se faz necessário um mapa 5d.

    Exemplo de um mapa 5d em um carro turbo:

    mapa principal feito por TPS
    + um segundo Mapa de compenssação por MAP
    + um terceiro mapa de compenssação por MAF


    O que muda são as compensassões ao redor deste mapa.. isso faz a diferença, assunto ao qual será discutido na segunda parte do entendimento sobre eficiência volumétrica.

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  5. #4
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    Vale lembrar que muitas vezes o pessoal acha que o valor de cada célula do mapa VE é IGUAL ao valor da eficiência volumétrica real do motor (tipo valor 50 no mapa corresponder a 50% de eficiência volumétrica), o que não é necessariamente verdade e dependendo do caso é até melhor que nem seja! Por exemplo na MS2, o "VE" é apenas uma variável de 8 bits, que varia de 0 a 255.

    Claro que proporcionalmente esses valores vão refletir os % de eficiência volumétrica do motor, mas se o cara trata 85 no mapa como sendo 85% de eficiência volumétrica ele vai estar desperdiçando metade da escala da variável, e isso é bastante comum acontecer por aí. Muitas vezes o pessoal acha que passar de VE = 100 no mapa é só pra carro turbo... mas nada a ver, é apenas uma abstração matemática.

    No meu caso tenho motor aspirado e meu mapa VE cutuca os 220 em carga máxima, ou seja, estou tentando aproveitar ao máximo o range da variável e deixar apenas uma folguinha caso tenha que ajustar alguma coisa no futuro.



    Última edição por jean; 04-07-2016 às 21:48.

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    Mago, uma pergunta: A eficiência volumétrica do motor é variável em cada faixa de RPM x MAP, correto? Tem algum método de saber isso com precisão sem o MAF?

  8. #6
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    Jean, há uma observação a se fazer: se preenchermos todos os valores em engine constants corretamente e não usarmos map multiply, para um lambda igual a 1, o valor da celula da VE será a eficiência volumetrica correta teórica.
    Ter valores na VE table acima de 100 em um carro aspirado se explica se os valores em engine constants estiverem errados (seja por estratégia ou erro), ou se estiver com mistura rica. Para lambda 1 e os valores preenchidos corretamente, a VE não pode passar de 100 num carro aspirado.
    Como vc falou, temos estratégias para aumentar a resolução, sendo assim basta preencher os valores das constantes errados, o q obviamente irá fazer a VE não condizer com a eficiência volumétrica do motor.

  9. #7
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    hehehehe não se trata de aumentar a resolução... a resolução da variável é sempre a mesma: 8 bits. Exatamente por ser uma resolução relativamente baixa que precisamos mais ainda aproveitar o range da variável ao máximo, tirar o suquinho (ainda mais sem o map multiply, que os valores do mapa próximo da lenta ficam mais baixos ainda).

    No fim das contas quem tem que estar certo é o resultado, o PW... os ReqFuels, VEs, deadtimes são só abstrações matemáticas que o cara que vai acertar o carro deve utilizar da maneira que mais facilite a sua vida. Se o cara chama 100% de VE de 255 e 50% de 127, os 50% vão continuar sendo metade de 100%, é só uma questão de "batismo". Aliás isso é extremamente comum em software, devido as limitações dos tipos de variáveis usados.

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  10. #8
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    Sim. No fim da a mesma coisa. Mas eh errado dizer que o valor da VE não representa a eficiência volumétrica pq não é uma regra.
    O aumento da resolução ocorre tambem. Se vc antes tinha a VE valendo 50 e precisa tirar um pouco de combustível vc põe 49 e isso tira 2% de pulso efetivo. Se vc passa a trabalhar com 100 e muda para 99, tirou apenas 1% de combustível. Logo a resolução dobrou.
    Mudar os valores como estratégia de melhoria de controle é algo pessoal. A mega meio q caga pra isso, pq realmente não vai fazer diferença, mas outras injeções como a bosch se baseam nesse valor (relative load rl em %) para outros controles então se vc não trabalha com os valores corretos, ela não trabalhará como deveria.

  11. #9
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    Citação Postado originalmente por Iuri Ver Post
    O aumento da resolução vc antes tinha a VE valendo 50 e precisa tirar um pouco de combustível vc põe 49 e isso tira 2% de pulso efetivo. Se vc passa a trabalhar com 100 e muda para 99, tirou apenas 1% de combustível. Logo a resolução dobrou.
    Concordo 100% que isso deve ser feito, inclusive eu mesmo faço. Só que isso não é aumentar a resolução, mas sim aproveitar melhor o range da variável! É aproveitar mais eficientemente o teu mapa considerando a resolução que a casa oferece...

    No caso da minha MS2 a resolução vai ser sempre limitada pelos 8 bits da variável, que varia de 0 a 255 em incrementos de 1. Aumentar a resolução é por exemplo partir pra uma MS3 onde pode fazer 50, 50.5, 51... Isso sim é aumentar a resolução.

    Mas o que mudou? Sei la, aumentaram pra uma variável de 16 ou 32 bits, mexeram no código... realmente eu não sei pq nunca olhei, mas aí sim eles adotaram uma estratégia que realmente aumenta a resolução











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  13. #10
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    Isso aí, concordo. Vc aumenta a resolução do seu controle, e não da variável. Esta eh fixa.

 

 
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