Entenda de maneira simples como um mapa de eficiência volumétrica funciona.
Eficiência Volumétrica na mecânica de motores.
Na mecânica de motores, Eficiência Volumétrica é a quantidade de AR/combustível que a câmara de combustão conseguiu admitir quando o pistão desceu e completou seu ciclo de admissão.
Se um motor consegue preencher 100% do espaço da camara de combustão durante a fase de admissão do motor, então sua eficiência volumétrica é de 100%.
Veja o rápido vídeo abaixo de 30 segundos para entender rapidamente como se da o processo.
Eficiência Volumétrica nas injeções eletrônica modernas.
* A explicação acima serve para você entender a partir de agora que a injeção eletrônica só pegou emprestado o nome Eficiência volumétrica da àrea de mecanica de motores.
* O mapa de eficiência volumétrica de uma injeção eletrônica, não representa uma tabela de Eficiência volumétrica de verdade.
É justamente o que veremos e o que você vai descobrir.
* Eficiência volumétrica é o percentual de um valor.
Todas injeções que trabalham com eficiência volumétrica possuem um TEMPO BASE, que nada mais é do que um número qualquer que vai servir para um calculo que vai resultar no tamanho do pulso do bico (pw).
Calculando o pulso do bico:
O tempo base é um número qualquer entre 0 e 65. ( na vida real usamos entre 1 e 12 )
O
percentual são os
números no mapa de combustível.
O resultado entre o Tempo base e o Percentual é o pulso que sai no bico.
Exemplo:
Tempo Base = 8ms
A 2000 rpm com 80kpa o valor no mapa é 121.

121 são os 8ms do (tempo base )
+ 21% =
9,60ms ( este é o pulso do bico injetor)
A 500 RPM com 70kpa o valor do mapa é 102
102 são os 8ms do (tempo base )
+ 0,2% =
8,016ms ( este é o pulso do bico injetor )
Agora que sabemos que como funciona um mapa de eficiência volumétrica, vejamos exemplos de tempo base nas injeções eletrônicas Protune, Motec e Megasquirt.
Protune:
Tempo Base:
Mapa de Eficiência Volumétrica qualquer.
Motec Hundred Series:
Tempo Base:
Mapa de eficiência Volumétrica qualquer.
Megasquirt
Tempo base:
Mapa de eficiência Volumétrica qualquer
Digamos que desejamos passar nosso motor da Gasolina para o Alcool.
No mundo real precisaremos aumentar em média 40% o total de combustível injetado.
Você pode resolver isso de duas maneiras
1) Aumentando o valor do tempo base, que no nosso exemplo acima é de 8ms
8ms + 40% = 11,2ms
Mudando o tempo base de 8ms para 11,2 você acabou de aumentar o pulso do bico em 40% sem alterar um número se quer no mapa de combustível.
2) Aumentando 40% o valor total do mapa de combustível e deixando o tempo base em 8ms.
* Selecione o mapa todo com o mouse e logo após pressione a tecla + para adicionar o percentual que você deseja ao mapa todo.
Após preencher o valor de 40% e clicar no botão okm você terá um mapa 40% mais rico.
Sabendo que a Eficiência Volumétrica é somente um número para um fim ( pulso do bico ) vem a pergunta:
Qual a vantagem de se trabalhar com eficiência Volumétrica?
.......... Continua na próxima matéria.
A quantidade de combustível injetado e a leitura lambda resultante são significativamente afetados por muitos fatores além da quantidade de enchimento do cilindro
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