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  1. #1
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    marcelosnovarski     R$ 0.00

    Pistões de Honda NX400 no motor AP

    Fala moçada, tudo beleza?

    Vou deixar aqui minha pequena, e humilde, contribuição ao forum. É sobre os pistões da Falcon no bloco do AP para uma preparação ASPRO. Não tenho grande experiência em preparação, sou mais entusiasta mesmo. Mas estou me formando em engenharia mecânica e tenho algum conhecimento em materiais. Bom, resolvi selecionar alguns pontos positivos e outros negativos sobre eles:

    Posivitos:
    -São "leves": se comparar os pistões originais do AP com eles, é ridículo. Dá pra sentir na mão;
    -São baratos: custam na faixa de R$80-100 conjunto pistões e anéis (prefiram e optem pelo kit "premium" com aneis RIK);
    -São resistentes: não consegui especificar bem o material no laboratório, mas é uma liga mais forte, que, a princípio, aguenta mais temperatura;
    -Tem medidas interessantes: o STD é 84,5mm (no vira do 2.0 dá quase 2.1).

    Negativos:
    -Acabamento ruim: tem que escolher a dedo. De preferência opte por comprar em uma loja grande, e escolha as melhores unidades;
    -Diferença de peso: tem que dar uma trabalhada, alguns apresentam uma boa diferença de um pra outro;
    -Altura de compressão: ele é relativamente bem mais baixo (acho que dá 2,8mm de diferença). Então tem que matar o bloco pra conseguir uma taxa alta (no caso do alcool)

    Impressões:
    O carro tem um AP2000 com o 84,5 (dá 2086cm3), na gasola com 11,18 de taxa e comando 027,7. Uso uma FT por enquanto (espero trocar logo). O carro é rápido, sobe de giro legal.

    Pra quem procura algo com custo-benefício bom, eu recomendo.

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  3. #2
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    Precisa fazer alguma modificação pra "casar" tudo, fora ter que retirar material do bloco para aumentar a taxa? Tem mais detalhes/fotos? Valeu

  4. #3
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    marcelosnovarski     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por phenx Ver Post
    Precisa fazer alguma modificação pra "casar" tudo, fora ter que retirar material do bloco para aumentar a taxa? Tem mais detalhes/fotos? Valeu
    Phenx, não tenho fotos. Pra algumas bielas, precisa trabalhar a parte da biela que pega o pino. Precisa "afinar" pois a largura do vão do pino é menor. Fora isso, nada. O pino tem a mesma largura do pino do AP.

  5. #4
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    Mesmo no VB 2.0 tem que baixar o bloco? Tinha lido algo sobre estes pistões no VB 1.8.

  6. #5
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    Citação Postado originalmente por Gfavare Ver Post
    Mesmo no VB 2.0 tem que baixar o bloco? Tinha lido algo sobre estes pistões no VB 1.8.
    Gfavare, o meu vira tem 92,8mm de curso. É o do 2.0. Não sei como vcs chamam a medida que fica entre a face do pistão no PMS e a face do bloco. Eu conheço por "alma". Com esse pistão, a alma fica mais baixa (medida aumenta). Não é obrigatório baixar o bloco, mas tem que compensar essa diferença de altura, ou no cabeçote ou no bloco. Foi o motivo que fez eu passar pra gasolina, não queria trabalhar nenhum dos dois. Tem gente que usa as bielas do golf 1.6 sr pra compensar.

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  8. #6
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    Conheço esta diferença como deck. Mas me conta, vc lembra quanto os pistões ficaram abaixo do bloco?

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  10. #7
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    Pedro     R$ 0.00
    Muito interessante!

    Você fez algum retrabalho to topo dos pistões, por causa das cavas das válvulas?
    Já que a Falcon tem quatro válvulas por cilindro e seu motor apenas duas.

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  12. #8
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    Gfavare, me julgue. Mas não lembro. Era algo em torno de 2,5 a 3mm. O meu cabeçote ja tava beeeem limado.

    Pedro, não faz diferença. Tudo depende do levante que tem o comando. Se não tem curso de válvula suficiente pra tocar na cabeça (ou tempo e flutuação suficiente pra que isso aconteça), não tem pq trabalhar.

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  14. #9
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    Obrigado pelas informações, realmente é uma opção interessante, fica qse um 2.1 !!!

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  16. #10
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    Pedro     R$ 0.00
    Obrigado, entendi

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