Bem-vindo ao Tuners.com.br Tudo sobre Injeção eletrônica programável..
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 19
  1. #1
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Posts
    125
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    Magovit     R$ 0.00

    Condicionador de Banda Larga - Como ligar corretamente buscando máxima precisão.

    Se você quer o máximo de precisão da sua malha fechada ou Datalog, então este post é para você.



    No geral os condicionadores de banda larga Fueltech pandoo, injepro AEM Protune servem como meros displays visuais, e não são ligados ao sistema de datalog ou melhor ainda, ao sistema de controle de malha fechada do carro.

    Quando somente utilizamos o condicionador de banda larga para visualizar os números e não ligamos o condicionador de banda larga a um sistema de malha fechada ou a um datalog, não há problema algum em ligarmos conforme indica o fabricante, que no geral é:

    ( - ) Negativo na bateria
    ( -- ) Terra de potência no Chassis. ( Não ligar ao polo negativo da bateria pois este fio do condicionador insere ruído ao sistema elétrico )
    (+ ) Positivo no pós chave


    A sonda banda larga (Wideband) possui uma temperatura de trabalho entre 700 e 800 graus para operar corretamente. Os condicionadores de banda larga possuem um sistema de monitoramento desta temperatura ao qual permite aquecer a sonda caso ela esteja mais fria.

    Este sistema de aquecimento trabalha por PWM, e sua fonte de energia não deve ser ligada na bateria junto ao terra comum do carro pois sistemas PWm são grandes geradores de ruídos.
    Sendo assim o correto é ligar o ( -- ) Terra de potência dos condicionadores de banda larga direto no Chassi do carro a fim de evitar ruídos na rede elétrica da injeção eletrônica.



    Exemplo de ligação padrão quando não utilizamos a saída analógica 0-5v.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         odg_ok_sem_saida.jpg
Visualizações:	36
Tamanho: 	88,1 KB
ID:      	62





    Malha fechada / Closed Loop ou Datalog.

    Quando falamos em malha fechada estamos falando em um sistema de precisão que depende da fidelidade do sinal que o condicionador de banda larga envia para o sistema através da saída analógica de 0-5v.

    Se você não tem um sinal de precisão, então irá passar o resto da sua vida se perguntando porque o sistema de malha fechada da sua injeção eletrônica não funciona direito. Pode ser a injeção eletrônica da NASA. Se o sinal não estiver correto não haverá controle correto.

    A base da fidelidade é a estabilidade. Só há estabilidade quando há armonia.



    Exemplo da ligação quando utilizamos a saída analógica de 0-5v.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         odg_ok_com_saida.jpg
Visualizações:	53
Tamanho: 	20,3 KB
ID:      	63

    * Ligar o negativo do condicionador de banda larga mais próximo possível da ECU, no mesmo fio da ECU que vai ligado na bateria do carro
    * Ligar o positivo do condicionador de banda larga mais próximo possível da ECU, no mesmo fio da ECU que vai ligado na bateria do carro




    Utilizando esta metodologia de ligação de produtos de precisão, você vai garantir estabilidade no sinal de precisão do seu condicionador de banda larga, evitando assim horas de trabalho sem conclusão.

    O que o método faz é inserir o condicionador de banda larga no mesmo contexto de resistência elétrica da ECU.
    Isso significa que quando a tensão da ECU alterar devido a variações elétricas, o condicionador vai sofrer exatamente a mesma variação elétrica na mesma medida provendo assim um sinal livre de altos e baixos.



    Exemplos práticos:



    Gol 1.6 turbo deka 80lb longo.



    Gol 1.6 Flex turbo deka 80lb short.



    AP 20v turbo Bosch 210lb.






    Tuners.com.br

    Última edição por Magovit; 04-06-2016 às 16:38.

    SportChips - Caxias do Sul - RS
    https://www.facebook.com/vilmar.fochesato
    54 9920 2323

  2. Likes Tomicki, boost, Pedro, Jasppe, Gfavare, phenx liked this post
  3. #2
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    8
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    Gfavare     R$ 0.00
    Mestre!!!!

  4. #3
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Localização
    Curitiba
    Posts
    9
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    ddo     R$ 0.00
    Show de bola!!

  5. #4
    Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    marcelosnovarski     R$ 0.00
    Massa, Mago. Que bom que bombou o forum!! Uma boa área pra trocar experiências!!

  6. #5
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    pixel.nine     R$ 0.00
    Excelente artigo, Mago! Vivendo e aprendendo... A forma como vc detalhou a montagem, deu pra ver alguns pontos que eu errava apesar de sempre reforçar ou trocar todos os aterramentos do carro qdo faço a instalação de uma programável.

  7. #6
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Localização
    Rondônia
    Posts
    3
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    Jasppe     R$ 0.00
    parabéns Mago... A iniciativa desse fórum foi essencial para muitos, que tem dúvidas na área...

  8. #7
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    Andre totti     R$ 0.00
    E como fazer uma emenda no chicote bem feita?

  9. #8
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    jones     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Andre totti Ver Post
    E como fazer uma emenda no chicote bem feita?
    faça a emenda e solde, use termoretrátil .. não use fita diretamente na emenda pois a cola da fita causa umidade e pode oxidar o fio/emenda .Use a fita depois por cima do termoretrátil .

  10. #9
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    3
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    Christiano     R$ 0.00
    Mas tudo tem sua limitação. Você fazer isso com sensores que são alguns mA ou com um módulo, tudo bem.

    A partir do momento que você começa a adicionar mais coisas nesse mesmo terra, você pode causar uma queda de voltagem nele.
    Imagina pegar um carro que use uma sonda por cilindro e fazer uma ligação assim, junto com os sensores e mais algo?

  11. #10
    Junior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

    jones     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Christiano Ver Post
    Mas tudo tem sua limitação. Você fazer isso com sensores que são alguns mA ou com um módulo, tudo bem.

    A partir do momento que você começa a adicionar mais coisas nesse mesmo terra, você pode causar uma queda de voltagem nele.
    Imagina pegar um carro que use uma sonda por cilindro e fazer uma ligação assim, junto com os sensores e mais algo?
    Sim, esse exemplo foi de uma ligação em uma mega/protune etc que geralmente usa 1 condicionador.
    mas da pra fazer diferente nesse caso de 5 sondas por exemplo... um fio direto da bateria de 2,5~4,00 mm para os terras

 

 
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •