Olá Marcelo, cara não cheguei a ver pessoalmente esses bicos, eles vão direto no cabeçote ou eles tem aqueles defletores que nem no gol g5 de plástico preto?
Não sei como é o leque desses bicos também, mas creio que deva ser o mesmo nos dois. O ponto de partida seria vc ir numa loja que tem eles, leve um bico seu e um paquímetro e compare as medidas de ambos e compare qual será melhor e se não precisará de adaptações.
Se a flauta for original, tem que utilizar os longos.
Eu vou usar os bicos de Volvo (Bosch).
Os Deka 80 short são muito melhores. O leque é perfeito e produz uma mistura com o ar muito mais homogênea.
Os deka Longos não devem ser utilizados em segunda bancada, pois abaixo de 2 milisegundos o pulso deles não é linear.. ou seja. vai ser mais difícil de controlar eles na segunda bancada.
Minha preferência sempre foi por Short, na primeira ou segunda.. tanto faz
No meu projeto ap 2.0 8v rua/pista que tinha 4 bosch 160lbs daqueles p gás.. cód. final 827 , estava atrás de Dekas de 60lbs p/ a 1ª bancada.. acabei descobrindo que os Short Deka de 80lbs estavam uma geração à frente em relação aos de 60lbs.. eles possuem 9 furos se não tou enganado..1 no centro e 8 ao redor.. mas aí de tanta falsificação , e ao q me parece existir uma primeira linha da falsificação ..que são esses em torno de mil reais.. acabei desistindo e até vendendo os meus de 160 lbs.. e optando por 8 Bosch de 88lbs a 3 Bar e 108lbs a 4 Bar q a Bosch Brasil importou da Bosch Germany.. cód. 0280158040 .. inclusive se alguém conhecer esses bicos de Porsche por favor nos relate o q achou deles..
![]()
faz 1 mês instalei no meu carro exatamente esses Bosch EV14 0280158040 4x deles.
uso uma S4000 que possui 4 saidas sequencias, como usava 2 bancadas funcianava em semi(2 saida para A(astra flex) e 2 saidas para B(volvo green)).
Como não queria usar mais 2 bancadas e aproveitar o sequencial, matei a bancada B(adaptado no coletor Mi, que tem uma posição de injeção bem ruim), e botei 4x desses na posição padrão do coletor, com uma adaptação pequena.
Os Deka short 80 sempre foram uma opção, mas só via reclamação de falsificação, mesmo lojas conhecidas.
Só esse ano conheci o Bosh 0280158040, vi alguns videos no youtube do leque dele, que me agradou, e o datasheet que mostra que é ok para E85 e até Methanol com cuidados especiais, e não vi nada sobre falsificação, comprei 4 deles numa autopeça conhecida que revende bosh.
Eu instalei os filtros nele, esse bico não tem, estava na duvida se colocava ou não, resolvi usar os filtros.
Para eu esta otimo, consigo ter a mesma lenta que tinha com os bicos amarelos de astra flex(que tem vazão bem menor), e dar conta razoavelmente traquilo da alimentação da fase turbo. 1.9 rua e uso até uns 1.5~1.8bar
Fora que a primeira média(quando usado sem puxadas) que fiz foi bem promissora e isso mantendo os mesmos alvos de lambda de antes, e vou poder tirar toda a linha da bancada B do motor deixar tudo mais clean, e ter 4x bicos injetado na fase certa do motor e na posição certa no coletor. Para eu foi só vantagem, só excluindo a questão de custarem 2x mais do que os 8 bicos juntos que usava anteriormente.
Last edited by pauloe; 09-22-2020 at 15:30.
No meu humilde projeto (ainda não montado) existe um filtro 10 microns antes da entrada da flauta.. alguém que entenda do assunto saberia me dizer se ainda sim precisarei usar esses filtros do bico que o amigo pauloe aê acima comentou ?