Bem-vindo ao Tuners.com.br Tudo sobre Injeção eletrônica programável..
Resultados 1 a 10 de 10
    Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00

DECEPCIONADO com a boxinject e a Pandoo! E agora?

Olá meus caros companheiros, venho aqui dar um parecer final do projeto que montei, gastei muito tempo e dinheiro nele.... Gostaria encarecidamente que participassem desse tópico e me ajudassem a decidir o que farei agora!

Pois bem, Desde que o carro começou a andar o mesmo não funcionou 100%. O que mais me estressou foi o fato da instabilidade da marcha lenta, sempre indo nos seus costumeiros 750rpm e batendo até os 1150rpm....

Eu fiz de tudo, olhei pressão, troquei o regulador de pressão por paranoia de picos de pressão, troquei bicos, fiz todo possível ajuste que poderia nessa tranqueira e nada. O que me deixava louco é que às vezes ele estabilizava, ou mesmo, sempre que iniciava a marcha lenta, por alguns segundos ela estava legal, logo depois viria a estrada de lombadas no datalogger....

O que me frustrou nessa injeção foi que depois de meses eu descobri o problema e a causa era exatamente a função de aprendizado, onde ela desequilibrava totalmente as 4~6 células que ficava na região da própria marcha lenta e isso causava a queda e pico de rotação, por cair em célula rica e pobre.

O que me decepcionou na boxinject foi que eu mudei meu motor, minha antiga powerinject JUSTAMENTE pela nova função de aprendizado visando ao máximo de eficiência sob qualquer circunstância e além dessa função não funcionar por ser lenta demais, ela estraga o mapa. No caso da marcha lenta, ela vira uma estratégia de carro velho com atuador estragado que fica "estilingando" a rotação e em médias e baixas cargas, ela distancia ao invés de aproximar o alvo. Em um exemplo simples, quando vejo o log, o alvo seria 1,05 e a lambda marca 0,92, a correção de sonda tenta tirar com alguns -x% e o aprendizado....... está adicionando, geralmente na casa dos 5~20%. Ou seja, a própria função fica brigando e estragando o mapa.

O que me decepcionou na Pandoo foi que nesses meses todos, eu questionando e tudo mais, confiando, o tempo foi se passando e minha frustração aumentando, quando eu finalmente descobri o problema, fui averiguar se era isso mesmo que se passava, pois não acreditava no que eu estava vendo (ou não queria aceitar) e foi quando eu achei um post de um usuário chamado "black bug" relatando problemas com o aprendizado: http://forum.oktaneclub.com/topic/18...A1veis/?page=2

Até o momento, eu estava confiando no suporte, eu nem olhava direito o mapa de injeção, pois o ajuste fino eu estava confiando na própria central lapidar os pulsos e sempre que eu via aquelas inconsistências no log, eu questionava que parecia estar "brigando" os valores de correção e SEMPRE as casas de média e baixa carga variavam terrivelmente como -15% para +20%, questionei a instabilidade da lenta e ele sugeriu o falta de linearidade dos bicos, mas também questionei porque a marcha lenta por tps ficava lisa com o MESMO T.I e não obtive respostas. Depois de ver aquele tópico e perceber que eles tinham ciência do problema, porque não me disseram a verdade? Porque não me deram uma resposta rápida como "vai sair uma atualização para corrigir isso"?

Sinceramente, estou muito triste com isso, antes de comprar o módulo, perguntei TRÊS vezes se era possível usar o aprendizado 100% do tempo e era esse o meu maior interesse nessa injeção e a resposta foi SIM! Agora quando ligo para o suporte essa função é tratada como uma ferramenta de acerto, não uma função básica para excelência em consumo e emissões!

Estou perdido agora nesse momento, sinceramente, não sei o que fazer. O Rafael me pediu um log pautado com aqueles problemas, mas depois do relato no fórum, não tenho nem forças pra tentar algo poder ficar à deriva. Estou pensando em vender esse módulo e partir para outra!

O que me dizem pessoal?

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Estava pensando em partir para uma ms3x ou uma pr4, no site msracing vende essas megas e eu estava pensando aqui, essas injeções são boas mesmo?

Eu rodo muito com o carro e precisaria de algo bem confiável, essas da msracing não tem perigo de dar problema não, certo? Precisaria de uma injeção bem robusta e confiável, pois se acontecer algo em uma estrada deserta como a RN40 da argentina no meio do deserto... já sabe.

E sobre a s4000 da injepro, funciona bem o mapa de correção? No pré mapa da s4000 diz que só vai até 3000rpm a injeção sequencial, desanimei um pouco.

Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Magovit     R$ 0.00
    Franz,

1.05 de sonda na lenta ..... será que funciona mesmo? ( Port Injection )

A estabilidade da lenta de um motor São definidas por diversos fatores, mas vamos aos fatores principais.

1 - Torque gerado pela combustão
    2 - Estabilidade da combustão
    3 - Reserva de torque ( Quantidade de ar disponível )

No geral um motor Port Injection ( Com injetores no coletor de admissão ) irá gerar pouco torque com 1.05 de sonda. A falta de torque causará instabilidade e os PID de controle de lenta e sonda que foram desenhados para trabalhar com disponibilidade de torque imediato não irão funcionar, pois com 1.05 de sonda a combustão não gera torque.

O primeiro passo para Tunar a lenta de motor a combustão e descobrir os limites do mesmo é:

* Desativar TODAS as correções / compensações que envolvem qualquer tipo de malha fechada. ( isso vale também para borboleta eletrônica )
    * Ajustar o mapa para que a lenta fique com 0.90 de sonda.
    * Criar uma reserva de torque ( colocar no mapa um avanço de 9 graus para a REGIÃO da lenta e abrir a borboleta até que o motor alcance 1200 RPM e depois ir tirando ponto no mapa até que a lenta fique em 1000 rpm ) * Varia de motor para motor. Criando assim uma reserva de torque + ar e menos ponto.
    * Ajustar a compensação do Dead-Time vs Tensão da bateria ( Ligar o ventilador interno do carro e a luz alta do farol ao mesmo tempo e ir ajustando até que a sonda varie muito pouco )

Agora acelere o motor até 4000 rpm e solte o acelerador e verifique se o carro volta para a lenta sem STALL ( variação de RPM ) Se o RPM da lenta insistir em variar o processo de ajuste ainda não terminou.

Depois que a lenta estiver SÓLIDA, aiiiiii sim você vai lá e começa a tirar combustível do mapa até o motor começar a OSCILAR .. e neste momento saberemos qual é a mistura mais pobre que o motor aceita.

Você ficará surpreso como o resultado.

Considere os fatos acima.

1.0 de sonda na lenta estável no dia a dia não é para qualquer um, 1.05 só para heróis, não importa qual ecu programável você esteja utilizando.

Para alguns o sucesso é ter 1.0 de sonda na lenta, para outros é ter o RPM com a menor oscilação possível.
    O sucesso depende de saber onde estamos, onde queremos chegar, como queremos chegar.
    Última edição por Magovit; 09-03-2019 às 14:15.

SportChips - Caxias do Sul - RS
    https://www.facebook.com/vilmar.fochesato
    54 9920 2323

4. Likes Franz liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Opa Mago, blz?

Então cara, eu sei que mistura pobre deixa muito instável a marcha lenta, o problema é que eu não usava 1.05 antes, usava 1.10 e no monoponto ainda! Não deveria ser melhor o gerenciamento no multiponto?

Eu até consigo deixar ela satisfatoriamente estável a 1.10 com essa injeção atual, mas como disse, manualmente, se ligar o aprendizado, aí já era o ajuste.

Entrei em contato com o suporte e o Rafael fez um mapa teste pra rodar, vou daqui um pouco botar pra rodar e ver o que se passa, mas pelos valores de alvo de lambda, vai consumir mais que com a injeção antiga.....

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Bom, saiu uma nova atualização de firmware, vou testar e postar os resultados

Junior Member
    Data de Ingresso
    Dec 2017
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

pauloe     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Franz Ver Post
    E sobre a s4000 da injepro, funciona bem o mapa de correção? No pré mapa da s4000 diz que só vai até 3000rpm a injeção sequencial, desanimei um pouco.
    eu uso a S4000

sobre o item injeção sequencial ir até 3000RPM, creio que não.
    a opção "alterar modo de injeção nas rotações acima de:", somente é ativada se alterar uma outra opção, em outro menu, o Modo de Injeção = [sequencial] [sequencial/alteternado] [sequencial/normal].
    se opção sequencial/alternado ou sequencial/normal for selecionada, ela sai do modo sequencial e entra no modo alternado ou normal, conforme a rotação definida 3000rpm ou qualquer outro valor.
    é assim que eu entendo.

sobre a malha fechada.
    hoje esta para corrigir em até 9%.
    mas confesso que esta instavel em lenta, mantem a rotação mas alterna bastante valor da lambda na lenta. Hora a correção entra bem agressiva +9%, depois que enriquece faz o inverso -9%. No geral atinge o target de lambda 1, mas fica no joga para lá e joga para cá.
    Como tem outras coisas entrando aqui, como correções do ponto e outras de injeção. E olhando a post do Magovit, ainda tenho muitas coisas para fazer para chegar a alguma conclusão.

8. Likes Franz liked this post
    Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Olá pessoal, bem trago novas.....

A atualização surtiu efeito e PROVAVELMENTE resolveu 50% do problema. Bem atualizei o módulo e fui rodar, o carro melhorou bem o funcionamento e FINALMENTE saiu aquele erro que quando o aprendizado estava ligado, demorava 5s para o cutoff entrar, fora algumas lentidões que alguns momentos estavam presentes.

A marcha lenta ainda variava e fui lá novamente no modo manual e editei as células até parar de variar, das 8 células que a marcha lenta poderia passar, somente duas estavam corretas. Gastei uns 4 minutos no estacionamento do cliente e consegui estabilizar. Segue imagens:

https://ibb.co/rcBY9GT

https://ibb.co/Jr2P8Dr

https://ibb.co/LRy9FRJ

Não consigo deixar elas abertas

Continuando, fiquei pensando aqui o que poderia causar isso e a resposta que veio em minha cabeça foi o tempo de 5s antes do cutoff ativar, como ele ficava em desaceleração, creio eu que o combustível deixava a mistura mais rica por não ter carga e ter uma depressão acima do normal quando em aceleração e com isso acabava detonando a região tão sensível como da marcha lenta. Rodei um pouco com o carro, liguei e desliguei o motor, liguei os consumidores elétricos junta com a ventoinha do motor, até saí de primeira só com a marcha lenta controlando e NADA de variar, com exceção de quando liga ele dá umas três pulsadas (mas eu até dou risada, nem me encomoda) e quando solta a embreagem quando saio só na marcha lenta. Creio eu que esse pico não tem como mesmo resolver porque o controle de ml da pandoo é MUITO ruim, não dá pra manter ele empurrando de marcha lenta porque em 2s ele começa a dar trancos violentos pela flutuação do ponto de ignição, fora que quando sai a carga, o rpm vai lá em cima. Mas tudo bem, resolveu meu problema e eu estava muito feliz.....

Bom, estava eu tão contente até rodar uns 50km com o carro e perceber que ainda o aprendizado não funciona direito, mesmo tendo rodado muito, ainda tinha inconsistências e erros de cálculos, percebi que as células que estão uma do lado da outra acabam puxando o valor e na célula que deveria diminuir por exemplo, ela aumenta a correção......

A atualização trouxe um problema que é um porre também, o ecumanager acaba travando por uns 2s eventualmente e com isso não consegui aferir mais a marcha lenta, como podem ver no gráfico, tem uma parte que fica muito rica e sempre que chegava nela, travava o programa

Bem, vou entrar em contato com o suporte amanhã para ver isso, mas o Rafael queria que eu testasse uma mapa que ele fez, ainda bem que fui mais cabeça dura que ele e segui minha intuição, duro vai ser convencer ele que tem problema aí.....

Pauloe, obrigado pelo seu relato, vejo que a correção da injepro tá te causando problemas também, bom, se caso não der certo mesmo com a pandoo, vou riscar ela da lista, acho que só ficou a mega ms3 ou a protune pr4 mesmo, queria que alguém que tivesse essas injeções opinassem também.

Obrigado pessoal.
    Última edição por Franz; 09-04-2019 às 00:59.

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Opa, consegui editar a mensagem

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Sobre o deadtime, o Rafael disse que era para usar 0,60ms como referencia e essa curva:

https://ibb.co/7R4JsRT

Uso os bicos do civic 0280157147, vi um pré mapa da protune do k20 e tinha esse deadtime:

https://ibb.co/YyStn8z

Deixei a curva assim:

https://ibb.co/f24P5FQ

Lembro que quando alterei o deadtime, melhorou bem o funcionameto. A referencia que deixo hoje é 0,71ms que seria a média de 13 e 14V, sendo que meu alternador fica em 13,5V. Foi o mais próximo que consegui de ser oficial....

Parece bem mais consistente, não?

Member
    Data de Ingresso
    Apr 2018
    Post Thanks / Like
    Total Contributions For

Franz     R$ 0.00
    Bem pessoal, venho aqui encerrar o tópico, creio que já se passou o tempo hábil para eu reunir as informações e tirar minhas conclusões finais.

Bem, ainda continuo bem decepcionado com a pandoo. Hoje, vivo de atualizações e de esperas, pois a cada atualização vem algumas correções e outras complicações. Foi resolvido o delay de 5s do aprendizado, mas veio muitos problemas com essa atualização:

*A correção por sonda ficou extremamente lenta, algumas vezes se passam 4~8s sem nem mesmo mexer a linha no log.
    *O ECU manager fica travando regularmente por 2~3s e volta a funcionar.
    *O cutoff ficou sem valor fixo, deixo ele em 1200RPM e ele entra em 1450~1700RPM.
    *O cutoff entra mesmo com o tps acionado quando em 1% ou menos, o que gera alguns trancos terríveis em baixa rotação.
    *Noticiei trancos algumas vezes e quando vi no log, há picos no avanço de ignição em até 15º inexplicáveis.
    *Demora na atualização, demorou 40min para atualizar e quase desisti depois de tantos erros do comunicação.
    *E definitivamente, me orientaram a desativar o aprendizado porque disseram que meus alvos de lambda são incompatíveis e a sonda não tem precisão, por isso fica estragando o mapa....

Uma sonda 4.9 não tem precisão em 1.05~1.10? Curiosamente, as maiores discrepâncias estão entre os alvos 0,97 até 1,03. Tinha vezes que o alvo era 1,01 a sonda marcava 0,86 e o aprendizado estava adicionando 15%....

Eu mudei a faixa de rotação, deixei as células de rotações mais baixas como de 800 até 2800RPM com 200RPM de passo, após 400rpm e nas ultimas 3 células deixei 800 e 900RPM de passo. Não usei muito nessa configuração, mas nos 300km que rodei baixou MUITO o problema que principalmente nos arredores de 1600rpm, deixava e MUITO a mistura rica. Pelo que pude perceber, além do PID ter falhas (a começar porque não há comparação de valores, toda vez que passa por uma célula, ele atualiza), a interpolação é horrível e falta resolução, 16x16 pra carro de rua, acho que não dá muito certo. E por fim, sem o aprendizado a injeção parece mais responsiva, o motor não vibra em marcha lenta e sinto mais suave o funcionamento com o carro em movimento.

Conclusão, me sinto um beta tester e me arrependo da compra!

Permissões de Postagem