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    Aterramento Fueltech - Fazendo da maneira correta.

    Você já se perguntou porque o sinal do TPS é 0 com o carro desligado e 3% com o carro ligado?
    Se sim, então você está prestes a descobrir porque:

    Já se perguntou porque toda vez que você vai a uma corrida o carro se comporta de maneira diferente?
    Carro perde sinal de rotação quando esquenta... etc... TPS Maluco....


    Um detalhe que muito me preocupa em todos os chicotes da Fueltech é que não existe um fio terra exclusivo para sensores.
    Seguindo o manual da Fueltech você acabará ligando o negativo dos sensores na bateria do carro.

    É correto ligar o negativo dos sensores na bateria do carro? NÃO
    Pode ligar o negativo do TPS direto na bateria? NÃO
    Pode ligar o negativo do sensor de temperatura direto na bateria? NÃO
    Pode ligar o negativo do sensor de pressão de óleo/combustível direto na bateria ? NÃO!
    Pode ligar o sensor de rotação direto na bateria ? NÃO
    A o motivo porque não se deve ligar o negativo dos sensores na Bateria ou chassis ou bloco do carro é simples: Diferênça de potêncial.

    Todo objeto condutor possui resistência, isso significa que em um fio elétrico a tensão do sinal que está na ponta do fio elétrico não será a mesma na outra ponta do fio elétrico. Isso significa que quanto maior o fio mais perda terá será o sinal.

    A resistência deste fio muda conforme a temperatura do motor e da carga em cima deste fio.

    Quando você liga os negativos dos sensores direto na bateria do carro você está fazendo com que o sinal de referência do sensor fique sussetível a váriações de carga do sistema elétrico do carro.

    Quando a tensão na bateria varia, a tensão na Injeção também varia, mas de forma diferente devido a resistência do tamanho do fio terra.
    Quando a tensão na bateria varia, a tensão enviada pelo sensor também varia porque o tamanho do fio e o tipo do fio utilizado para ligar o sensor na bateria é diferente do fio que foi utilizado para ligar a injeção na bateria.

    Um exemplo simples de problemas de aterramento de sensores é a variação do sinal do TPS, e que agrava ainda mais quando o cofre do carro esquenta.

    Agora imagine um sinal de sonda lambda que deve que ser preciso, ou o sinal da pressão de combustível ou a solenóide do booster controller que nao trabalha corretamente.

    Exemplo de como não ligar o negativo dos sensores.
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    Como resolver?

    A solução é super simples:


    * Puxe um fio o mais próximo possível da Fueltech, e utilize este fio para ligar todos os sensores do carro.
    Quando a tensão da Bateria variar, a Fueltech e os sensores nela irão variar juntos pois estão conectados juntos, sendo assim vão surfar a mesma onda elétrica.


    Exemplo de como ligar o negativo de sensores

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    Última edição por Magovit; 03-29-2016 às 17:01.

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  2. #2
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    Muito bom Mago, quando usei as FT (race, ft200 300 400) sempre fiz assim, um fio lá perto e ia derivando no cofre para os sensores mas sempre aquele mesmo fio 0,75mm se não me engano. Nunca tive estes defeitos, mas vários outros sem causa aparente.

  3. #3
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    parabens magoo... defeito da fueltech quase sempre esta na ligação do terra! além de alguns pinouts do manual errado... como por exemplo tps... e até mesmo aquele sensor hall de rotação vw que vai la atras no retentor... no manual diz 12v, ele funciona por um tempo e queiama... o correto é 5v!
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  5. #4
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    Hall do distribuidor pode ser usado em 5v? já aconteceu pra mim perca do distribuidor sem motivo aparente...

  6. #5
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    Ótimo texto mago, com certeza será muito bem aproveitado. Obrigado

  7. #6
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    Citação Postado originalmente por Douglas N. Ver Post
    Hall do distribuidor pode ser usado em 5v? já aconteceu pra mim perca do distribuidor sem motivo aparente...
    Ligando o Hall do distribuidor em 5v, diminui consideravelmente a chance do sensor queimar.

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    Muito bom. Aprendizado.

  10. #8
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    Bom saber Mago, e tem que funcionar tão bem quanto.

  11. #9
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    No curso da FT, falam pra colocar tudo no negativo bateria!!! vish.

  12. #10
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    Citação Postado originalmente por Fehh Panda Ver Post
    parabens magoo... defeito da fueltech quase sempre esta na ligação do terra! além de alguns pinouts do manual errado... como por exemplo tps... e até mesmo aquele sensor hall de rotação vw que vai la atras no retentor... no manual diz 12v, ele funciona por um tempo e queiama... o correto é 5v!


    Sensor de rotação no EA111 1.6 é 12 ou 5Volts? A versão 18 do Manual da FT400 está corrigida?
    Instalando em um golf 1.6 2005, em casa mesmo

    Obrigado!!!

 

 
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