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    Projeto 1.6 flex 2005 econômico Ms3x sequêncial 370cv 149mm 494-4

    idéia é um gol 1.6 flex 2005 Alcool o mais econômico possível com 370cv.

    Antes de turbinar estou fazendo os testes com a Ms3x sequêncial ainda com os bicos originais, e rodando sequêncial.

    Depois de 1 semana andando com a mega a última medição fez 8.7km/L resultando 200 km com 22.8 litros de álcool, mixto cidade estrada, ( R$ 50 aqui no RS atualmente ). A projeção é que faça mais de 250km na estrada com estes mesmos 22.8 litros de álcool.
    O target da sonda fica entre 1.0 e 1.12. Acima de 1.12 sente-se perda de potência, mas ele anda mesmo assim com baixa carga.

    A pretenção de funcionalidades que a Megasquirt gerênciará serão:

    * Boost Controller por malha fechada
    * Controle de tração por malha fechada, utilizando sensores do abs do carro.
    * Injeção de gasolina para partida a frio na condiçao de: Temperatura do motor <30 graus e TPS acima de 95% = Injeta gasolina
    * Controle do Ar condicionado, sendo que ao pisar acila de 95% de TPS o compressor do Ar é desligado automaticamente.
    * Controle de ventilador do radiador d'água com 2 velocidades. * Já implementado
    * EGT
    * Knock Control* Já implementado
    * Mapa de combustível extendido para 32x16


    O carro receberá as seguintes peças.

    Pistão Iapel 1.8L Oxido 82mm com 83 de altura. . A cabeça será usinada para ficar plana e seu centro levemente côncavo para atingir a taxa de 11:1. montados com 0.65 de folga
    Biela 149mm Superlight SPA.
    Master Power 494-4 ( Cx quente .94 )
    TWM14 Slim
    Westgate = Modelo ainda não definido
    Westgate ainda não decidi.
    Bomba AEM 50-1200 by RS2 ( troca a original e coloca-se esta, internamente no tanque )
    Bicos Siemens Deka 80lbs Short. Pelo que eu andei lendo, estes bicos são lineares mesmo abaixo de 2ms de pulos, oque ajuda muito na lenta.
    Flauta e Dosador original do carro.
    Câmbio forjado mantendo a relação original do 1.6 Flex que é muito boa.
    * Intercooler do Punto T-jet. X não será mais utilizado conforme indicação do RS2 .
    Intercooler = em aberto.
    Comando utilizarei original no inicio, depois tentarei dois modelos de comandos: O 026BE que tenho aqui com medidas do 27.7(Ruim de baixa ) e o do Golf SR 1.6 (Bom de baixa ).

    Montagem Megasquirt 3 X ( ms3x )

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    Foi criado um adaptador para plugar a Megasquirt direto no chicote original, sendo assim não foi preciso cortar nenhum fio.

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    VE Extendida 32x16 ( tabela de combustível ) Muito mais resolução. - *quando a pressão passa de 100kpa passa a valer a tabela 3 ( de cima )
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    Após rodar 60km vemos os pontos em vermelho ao qual o motor trabalhou mais, é onde devemos dar atenção a ecônomia.
    * Estes pontos vermelhos servem de base para ajustar melhor a escala da tabela de combustível.
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    Hoje 16.07.2014 o gol recebeu 4 bobinas individuais do honda Fit modelo CM11-110, onde estou utilizando dwell de 2.2 MS. MAis adiante testarei com osciloscópio para verificar qual o DeathTime correto .

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    16.07.2014 - Bicos originais trocados pelos Deka 80lbs Short. Como são do mesmo tamanho dos iwp originais, é só tirar um e colocar o outro .
    * Veja que os bicos Deka 80lbs possuem 12 furos, proporcionando um spray muito melhor. Isso significa que o conmbustível vai queimar belhor, proporcionando maior economia e potência.
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    Teste dos deka 80 short na máquina




    Bomba AEM 50-1200 100% Compatível com Ethanol e é de fácil adaptação dentro do tanque no copinho original.

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    - Fotos da montagem do Motor.

    Cabeçote andando com 1.10Lambda até 90kpa e 0.88L de 90-101,7kpa. ( foto antes de montar turbo e ir pra faca. )
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    Master Power MP494-4 50x94 Pulsativa
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    Utilizado Pistão Oxido e removido o excesso de material para dar certo no motor ap 1.6 com biela spa superlight 149 mm

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    Peso do Pistão Iapel trabalhado vs Original do gol ap 1.6 flex
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    Bielas Spa SuperLight 149 mm vs Bielas originais Gol Ap 1.6 Flex

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    Bielas SPA Superlight 144mm ( somente pesadas para comparação )

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    Montagem de precisão.

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    EGT - Sendores para medir a temperatura do escapamento.

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    Termotape para impedir que o cofre aqueça de mais e para manter o ar quente dentro do coledor evitando que o ar quente esfrie e perda velocidade.

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    Gol flex 2005 1.6 cabeçote original hidráulico somente com ângulos de válvulas.
    295 kpa , 92% Duty-cycle.

    248cv na roda, 310cv no motor. 33kg torque
    Estima-se que removendo os 3 abafadores chega-se aos 370cv.

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    Veja que apesar da caixa quente ser .94 sobra bastante RPM para aproveitar a pressão que vem cedo. De 3.800 rpm até 4800 rpm tem 2kg de pressão (300 kpa )
    A turbina não pressuriza a todo instante mantendo a economia, e quando precisa-se de motor tem potência.


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    28.03.2015 -

    * a sonda lambda se entregou depois de 40 mil km.
    * houveram 4 quebras de c6ambio AP
    * desde que foi turbinado só foi abastecido e trocado o óleo.
    * Trocas de óleo sempre se deram através da verificação da cor do óleo. Começou a escurecer, então troca-se o óleo.

    28.03.2015 -

    Tão aguardado Upgrade está quase lá. *.*

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    Última edição por Magovit; 04-05-2016 às 14:25.

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  3. #2
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    Iuri     R$ 0.00
    Bacana, Mago. Informações mto boas. Entendi q vc quer economia em baixa mas quer potência para acelerar tb.
    Vc chegou a trabalhar tipo com lambda 1.05 até 0.5 bar e 3000 rpm pra ser mais econômico?
    Tenho buscado quebrar esse paradigma de mistura rica em algumas condições em prol da economia.

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  4. #3
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    Esse teu sinal da sonda foi antes ou depois de ela ter se entregado? Começou oscilar cada vez mais ou sempre foi assim? Pergunto pq a minha tb tá assim e uma vez não era tanto, aí eu tava querendo investigar se foi algo mexido no projeto, a sonda que foi pro saco, vela, suja, entrada de ar falsa...

    Disse "tava" pq acabei parando de investigar com medo de ter q trocar a sonda! $$$$

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  5. #4
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    Citação Postado originalmente por Iuri Ver Post
    Bacana, Mago. Informações mto boas. Entendi q vc quer economia em baixa mas quer potência para acelerar tb.
    Vc chegou a trabalhar tipo com lambda 1.05 até 0.5 bar e 3000 rpm pra ser mais econômico?
    Tenho buscado quebrar esse paradigma de mistura rica em algumas condições em prol da economia.

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    Iuri,
    nunca fiz o teste de 1.05 de lambda com carga, ou como no seu exempolo até 0,5kg porque imagina-se que quando se deseja pressão você precisa que o carro acelere rápido e isso iria ao desencontro da idéia da pressão. Outro fator é o risco de trabalhar com lambda pobre em regime de carga/ pressão, nesse ponto há possibilidade de torrar as sedes e válculas por excesso de temperatura, uma vez que mistura pobre aquece o ar em combustão.
    Acredito que não vale o risco.

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  6. #5
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    Há um adendo: mistura pobre até lambda 1
    E vc com 2 egts tem uma ótima ferramenta de pesquisa em mãos pra saber o limite de torrar.
    Isso aumentaria o lag, mas traria eficiência.

    Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

  7. #6
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    Citação Postado originalmente por jean Ver Post
    Esse teu sinal da sonda foi antes ou depois de ela ter se entregado? Começou oscilar cada vez mais ou sempre foi assim? Pergunto pq a minha tb tá assim e uma vez não era tanto, aí eu tava querendo investigar se foi algo mexido no projeto, a sonda que foi pro saco, vela, suja, entrada de ar falsa...

    Disse "tava" pq acabei parando de investigar com medo de ter q trocar a sonda! $$$$
    Jean,

    Deve-se levar em consideração a Escala do sinal.
    A primeira vista parece muita variação, mas na verdade o serrilhado muda 0.01 ou seja... muda de 0.80 para 0.81 ...0.82 ....

    Os acertos que eu faço para ter estabilidade de lambda sempre são com AFR Included.

    abraço!

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  8. #7
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    Hum to ligado, acho que vou abrir um novo tópico pra discutir melhor o assunto sem poluir esse aqui. Só por curiosidade, pra comparar com o meu, tu tá usando que valores de lag factor no general sensor settings?


    Outra coisa... muito bala teu projeto! Essa caixa laranja da Iapel me traz boas e más recordações... haahaha

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  9. #8
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    Rodrigo     R$ 0.00
    Muito top seu projeto Mago, já vinha acompanhando pelo hotcampinas, mas lá dava erro em algumas fotos.

    Não vejo a hora de iniciar a montagem do meu para poder compartilhar aqui no fórum com vcs.
    Última edição por Rodrigo; 03-29-2016 às 18:30.

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  10. #9
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    Thito     R$ 0.00
    E ai Magoo...

    Qual o consumo nesse atual setup em uso urbano e rodoviário?

    Abs

  11. #10
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    Magovit     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Thito Ver Post
    E ai Magoo...

    Qual o consumo nesse atual setup em uso urbano e rodoviário?

    Abs
    Fala Thito,

    Rodoviário quando montei estava em média de 10
    Na cidade eu nunca fiz a média porq o ara ta sempre acelerando pra escutar a turbina
    agora com cambio mais curto e escapamento entupido nao sei ainda..(soltou a lã dentro dos abafadores)

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