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  1. #1
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    [DUVIDA] Sensores compatíveis

    Olá,

    Pretendo usar uma Protune em meu Gol, no momento estou adquirindo os sensores, gostaria de saber quais são os recomendados para temperatura da água e temperatura do ar.

    Vi que os mais comuns de serem utilizados em injeções programáveis são os da Fiat, MTE-4053 e MTE-5053.

    Como fica a configuração dos sensores?

  2. #2
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    Magovit     R$ 0.00
    Citação Postado originalmente por Tomicki Ver Post
    Olá,

    Pretendo usar uma Protune em meu Gol, no momento estou adquirindo os sensores, gostaria de saber quais são os recomendados para temperatura da água e temperatura do ar.

    Vi que os mais comuns de serem utilizados em injeções programáveis são os da Fiat, MTE-4053 e MTE-5053.

    Como fica a configuração dos sensores?
    A Pro Tune já vem com calibração referente aos sensores MTE-4053 e MTE-5053 , sendo assim você pode utilizá-los selecionando o modelo descrito como ( Genérico VW/FIAT ) localizado no menu de calibração de sensores.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         del_sensor_MTE.jpg
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ID:      	301

    SportChips - Caxias do Sul - RS
    https://www.facebook.com/vilmar.fochesato
    54 9920 2323

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  4. #3
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    Obrigado Magovit, era isso que precisava

    Não sei se é o local adequado, mas alguém já teve experiencia com outras marcas além do MTE? Delphi, Siemens, Iguaçu? Todas funcionam iguais, dá pra ir no mais barato sem medo?

  5. #4
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    Citação Postado originalmente por Tomicki Ver Post
    Obrigado Magovit, era isso que precisava

    Não sei se é o local adequado, mas alguém já teve experiencia com outras marcas além do MTE? Delphi, Siemens, Iguaçu? Todas funcionam iguais, dá pra ir no mais barato sem medo?

    Iguaçu é o mais barato se não me engano!! Pode ir sem medo...
    Já leu o manual hoje??

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  7. #5
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    O da água acabei comprando Siemens VDO, não sei se tem diferença de qualidade, mas como o preço era pouca coisa acima arrisquei nele mesmo

    Caso alguém precise

    VDO D22182
    MTE-4053
    IG-802
    Delphi WC-10033
    Wahler 411372

    Da temperatura do ar ainda não comprei, uma vez li em algum lugar que o sensor do Gol turbo tem velocidade de leitura maior que os convencionais, é verdade isso?
    Última edição por Tomicki; 10-31-2016 às 15:33. Razão: editado ref wahler

  8. #6
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    Citação Postado originalmente por Tomicki Ver Post
    O da água acabei comprando Siemens VDO, não sei se tem diferença de qualidade, mas como o preço era pouca coisa acima arrisquei nele mesmo

    Caso alguém precise

    VDO D22182
    MTE-4053
    IG-802
    Delphi WC-10033
    Wahler 6042.30

    Da temperatura do ar ainda não comprei, uma vez li em algum lugar que o sensor do Gol turbo tem velocidade de leitura maior que os convencionais, é verdade isso?

    Desconheço essa informação, até mesmo porque quem faz a leitura é o microcontrolador, ele quem determina a velocidade de leitura, e sem contar que tem algum capacitores de filtro no meio do caminho até o sensor, para deixar a leitura mais estável, só esses capacitores já gera um delay!!

    Abraço
    Já leu o manual hoje??

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  10. #7
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    Citação Postado originalmente por Dinho-MSBR Ver Post
    Desconheço essa informação, até mesmo porque quem faz a leitura é o microcontrolador, ele quem determina a velocidade de leitura, e sem contar que tem algum capacitores de filtro no meio do caminho até o sensor, para deixar a leitura mais estável, só esses capacitores já gera um delay!!

    Abraço

    Pois é, eu achei o texto e vou colocar o link aqui

    https://www.flatout.com.br/project-c...-supercharged/

    "(...)Para a medição da temperatura do ar de admissão, mais conhecido pelo seu nome estrangeiro intake air temperature (IAT). Eu pedi um sensor Bosch 0 280 130 085, ele era utilizado no Gol 1.0 Turbo, devido ao seu tempo de resposta ser menor que cinco segundos (isso é um tempo de resposta quando se pensa em temperatura) e pela boa linearidade de resposta. O IAT em conjunto com o sensor de temperatura do motor e outros, são responsáveis pela correção nos mapas. Ambos são sensores do tipo termoresistência, onde a resistência varia linearmente conforme a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior será a resistência.(...)"

  11. #8
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    Citação Postado originalmente por Tomicki Ver Post
    Pois é, eu achei o texto e vou colocar o link aqui

    https://www.flatout.com.br/project-c...-supercharged/

    "(...)Para a medição da temperatura do ar de admissão, mais conhecido pelo seu nome estrangeiro intake air temperature (IAT). Eu pedi um sensor Bosch 0 280 130 085, ele era utilizado no Gol 1.0 Turbo, devido ao seu tempo de resposta ser menor que cinco segundos (isso é um tempo de resposta quando se pensa em temperatura) e pela boa linearidade de resposta. O IAT em conjunto com o sensor de temperatura do motor e outros, são responsáveis pela correção nos mapas. Ambos são sensores do tipo termoresistência, onde a resistência varia linearmente conforme a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior será a resistência.(...)"

    Não sou nenhum especialista em sensores, mais acho que o cara falo besteira!!!
    Já leu o manual hoje??

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  13. #9
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    Falou. Linearmente está errado. Pois é uma curva. E nesses sensores qto maior a temperatura, menor é a resistência

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  15. #10
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    Citação Postado originalmente por Iuri Ver Post
    Falou. Linearmente está errado. Pois é uma curva. E nesses sensores qto maior a temperatura, menor é a resistência

    Pois é não faz muito sentido!!

    Muita coisa por ai na net sem um minimo de fundamento, e o pior que essas coisas vão indo para frente!
    Já leu o manual hoje??

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