As ECUs Pro Tune dispõem de recursos desenvolvidos para o diagnóstico de problemas de sincronismo. Compreender como utilizar estes recursos, permite ao usuário saber se a leitura dos sensores de rotação e fase e a configuração de CKP/CMP estão adequadas.

Para realizar diagnósticos relacionados ao CKP/CMP o usuário deve compreender o que significam os canais: Status CKP, Status CMP e Largura Percentual de Sincronismo. Além disso, deve ser capaz de realizar uma captura de CKP/CMP e analisá-la (será abordado em um próximo tópico).

O canal Status CKP possibilita diagnosticar problemas de leitura e configurações incorretas de roda fônica. Este canal apresenta valor zero quando o número de dentes lidos está igual ao número de dentes do sincronismo ou não há sinal no sensor de rotação. Quando o número de dentes lidos está diferente do número de dentes da roda fônica configurada, este canal exibe valores diferentes de zero.

Status CMP
é um contador que aumenta uma unidade cada vez que o sensor realiza leitura do dente de referência no comando de válvulas. O valor do Status CMP em funcionamento normal aumenta até 255 e então permanece constante. Caso o sensor não encontre o dente da roda fônica o canal decrementa uma unidade cada vez que isto ocorrer. O valor mínimo que pode ser atingido por não encontrar o sensor de fase é 20. Quando ocorrem falhas na leitura do sensor de rotação o canal Status CMP exibe o valor zero.

A Largura Percentual de Sincronismo é a distância entre dois dentes na região de falha da roda fônica, considerando a distância entre dois dentes da roda fônica como 100%. A leitura desse canal deve ser estável, marcando um mesmo valor de modo constante (variações de até 20% são aceitáveis). A figura abaixo ilustra que rodas fônicas com 12-1 dentes terão 200% de Largura Percentual de Sincronismo.

Em outras palavras, quando não há problemas de CKP/CMP o canal Status CKP permanecerá em zero, o Status CMP em 255 e a Largura Percentual de Sincronismo indicará um valor aproximadamente constante relacionado a roda fônica que está sendo utilizada.


Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         12-1.jpg
Visualizações:	36
Tamanho: 	11,3 KB
ID:      	222