Originally Posted by
paulobork
Joker,
uso uma PS2000 num vectra cd 2.0 16v, cebeçote feito, comando 276º, com uma HX40 (60/60) e cambio F23 de vectra, que tem as relações bem curtas. Uso wastegate para 1 bar de pressão e não tenho tido problemas de destracionar com a minha configuração. Mas como você tem, vamos tentar corrigir isso.
Pelo que você descreveu e eu entendi, a perda de aderência surge na troca de segunda para terceira marcha, quando ao soltar a embreagem, a inercia do volante do motor faz com que os pneus percam tração e a potência da aceleração em terceira marcha mantém os pneus destracionando deste ponto em diante. Para corrigir isto realmente você teria que diminuir a potência disponível nos pneus para permitir que eles retomassem a aderência e neste momento seria possível voltar a utilizar a potência disponível no motor.
Se o carro for para utilização em rua, onde você pode acelerar a qualquer momento em qualquer marcha, eu sugeriria que você mantivesse a calibração do motor do jeito que está e mudasse o jeito como troca de marchas, para uma troca um pouco mais suave e que não causasse a perda de tração. Caso o carro seja feito visando unica e exclusivamente arrancadas, eu sugeriria que reduzisse a pressão inicial da wastegate e utilizando o boostcontroler calibrasse a máxima pressão que o motor poderia utilizar por marcha sem destracionar. Se você tiver pelo menos uma informação de velocidade (preferencialmente de uma roda arrastada) você consegue fazer com que a injeção identifique a marcha selecionada.